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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2022.tde-16112022-184532
Documento
Autor
Nombre completo
Kênia Eliber Vieira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Caetano, Luciana Maria (Presidente)
Agli, Betania Alves Veiga Dell
Gabriel, Marcelo Luiz Dias da Silva
Lima, Ricardo Franco de
Sampaio, Leonardo Rodrigues
Título en portugués
Julgamento de justiça e injustiça de cotas na universidade: impacto da empatia, da autopercepção e de um dilema de cotas
Palabras clave en portugués
Ação afirmativa
Autopercepção
Empatia
Julgamento
Resumen en portugués
A proposta deste estudo é analisar o impacto do escore de empatia, do perfil de autopercepção e do julgamento de um dilema de cotas na avaliação de justiça ou injustiça de cotas. Para esse fim, realizamos uma scoping review, com o objetivo de identificar, analisar e sintetizar os estudos sobre as experiências individuais, sociais e raciais do público envolvido com as ações afirmativas no ensino superior. A revisão resultou na seleção de 46 artigos, com quatro categorias: as relações interpessoais, a representatividade, a identidade racial e as dificuldades e os facilitadores da permanência o ambiente acadêmico. Realizamos ainda, a adaptação e analisamos as evidências de validade do Self-Perception Profile for College Students (SPPCS) para uso com universitários brasileiros, que avalia a autopercepção em domínios específicos e a autoestima global. A escala de Autopercepção para Estudantes Universitários apresentou evidências de validade de conteúdo, de estrutura, de padrão de respostas e discriminante, sendo assim, adequada sua utilização em pesquisas e intervenções que visem avaliar a autopercepção de universitários brasileiros Por fim, utilizamos o Perfil de Autopercepção para Estudantes Universitários, a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI), o julgamento de um Dilema e um Questionário de Cotas com argumentos relacionados à justiça e injustiça de cotas, para avaliar as relações da empatia, da autopercepção e do dilema nos julgamentos de justiça e injustiça das cotas e o papel moderador do tipo de ingresso e sexo nessas relações. Participaram do estudo 1032 estudantes universitários (Midade = 24,29; DP = 7,24), sendo 62,2% do sexo feminino e 53,5% ingressantes pela ampla concorrência. Os resultados foram analisados usando modelagem por equações estruturais com partial least squares (PLS). Os efeitos moderadores de sexo e tipo de ingresso foram analisados pela Measurement Invariance of Composite Models (MICOM) e para identificação de classes latentes foi utilizada a técnica Finite Mixture PLS (FIMIX-PLS). Os resultados revelam que todas as relações diretas foram suportadas. O julgamento do dilema apresentou maior relação preditiva do que a empatia e o perfil de autopercepção. Verificou-se também que o sexo e o tipo de ingresso têm um efeito moderador na relação entre empatia, julgamento do dilema e avaliação do questionário de cotas. Além disso, foram evidenciadas 2 classes latentes bem delimitadas e que foram classificadas como favoráveis e contrários às cotas. Este estudo contribui para a literatura ao considerar fatores individuais e sociais que impactem no julgamento a respeito dessa política pública. Portanto, ao revelar o significativo impacto dessas dimensões no julgamento das cotas, abre espaço para ações pontuais que possam contribuir para o desenvolvimento e a permanência no ensino superior
Título en inglés
Not informed by the author
Palabras clave en inglés
Affirmative actions
Empathy
Judgment
Self-perception
Resumen en inglés
The aim of this study is to analyze the relationship between empathy, the self-perception profile, and the judgment of a quota dilemma in the assessment of fairness or unfairness of quotas. To this end, we carried out a scoping review, with the objective of identifying, analyzing, and synthesizing studies on the individual, social and racial experiences of the public involved with affirmative action in higher education. The review resulted in the selection of 46 articles, with four categories: interpersonal relationships, representation, racial identity, and the difficulties and facilitators of permanence in the academic environment. We also adapted and analyzed the validity evidence of the Self-Perception Profile for College Students (SPPCS) for use with Brazilian university students, which assesses self-perception in specific domains and overall self-esteem. The Self-Perception Scale for University Students presented evidence of content, structure, response pattern and discriminant validity, making it suitable for research and interventions aimed at assessing the self-perception of Brazilian university students. Finally, we used the Self-Perception Profile for University Students, the Multidimensional Interpersonal Reactivity Scale (IMI), the Judgment of a Dilemma, and a Quotas Questionnaire with arguments related to fairness and unfairness of quotas, to assess the relationships of empathy, self-perception, and dilemma in the judgments of justice and injustice of quotas and the moderating role of the type of entry and sex in these relationships. A total of 1,032 university students participated in the study (Mage = 24.29; SD = 7.24), 62.2% female and 53.5% newcomers due to the wide competition. Results were analyzed using partial least squares (PLS) structural equation modelling. Moderating effects of sex and type of admission were analyzed by the Measure of Invariance of Composite Models (MICOM) and the Finite Mixture PLS technique (FIMIX-PLS) was used to identify latent classes. The results reveal that all direct relationships were supported. The dilemma judgment had a greater predictive relationship than the empathy and self-perception profile. It was also found that gender and type of admission have a moderating effect on the relationship between empathy, the judgment of the dilemma, and assessment of the quota questionnaire. In addition, 2 well-defined latent classes were evidenced and classified as favorable and against quotas. This study contributes to the literature by considering individual and social factors that impact judgments about this public policy. Therefore, by revealing the significant impact of these dimensions on the judgment of quotas, it opens space for specific actions that can contribute to the development and permanence of higher education
 
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Fecha de Publicación
2022-11-28
 
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