• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-15022023-174422
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Helena Rizzi Cintra
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Paula, Fraulein Vidigal de (Presidente)
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
Macedo, Elina Elias de
Título en portugués
Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
Palabras clave en portugués
Arte educação
Base Nacional Comum Curricular
Campos de experiências
Educação estética
Educação Infantil
Estética
Experiência
Formação de professores
Psicologia da arte
Resumen en portugués
A Base Nacional Comum Curricular de 2017, propondo currículos organizados em campos de experiências para a Educação Infantil, trouxe consigo a necessidade de se definir o termo campo de experiência e de revisitarmos o próprio conceito de experiência, aprofundando sua compreensão, com vistas a contribuir para entendimentos que nos tragam repertório teórico realmente válido para a Educação Infantil, que se distingue de outros segmentos da Educação Básica. Neste sentido, o presente estudo se dedicou a dissertar sobre a presença integral da criança nas suas experiências, e a investigar a dimensão cognitiva das experiências nos primeiros anos de vida, bem como seu caráter profundamente estético. Para tanto, apresenta e dialoga com relatos de experiências pessoais de infância e da atuação profissional da autora, bem como com autores como John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, entre outros, para que se torne cada vez mais nítida a imagem de uma Educação Infantil que escuta as crianças e valoriza suas experiências
Título en inglés
Fields of which experiences? Dialogues between Early Childhood Education and Art Education from a critical approach to the Brazilian National "Common Core" Curriculum
Palabras clave en inglés
Aesthetic education
Aesthetics
Art education
Early childhood education
Experience
Fields of Experience
National common core curriculum
Psychology of art
Teacher training
Resumen en inglés
The 2017 Brazilian national common core curriculum, when proposing fields of experience as a way of organizing Early Childhood Education, brought up the need to define the term field of experience itself and revisit the very concept of experience, deepening its understanding, contributing to bring up theoretical repertoire that can be effectively valid for Early Childhood Education, wich differs from other educational levels. The present study, therefore, aims to discuss the integral presence of children in their own experiences, and to investigate the cognitive dimension of the experiences of the first years of life, as well as their profoundly aesthetic character. It presents and dialogues with reports of the author´s personal and professional performance, as well as with authors such as John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, among others, so that it becomes increasingly clearer the image of an Early Childhood Education that listens to children and values their experiences
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
cintra_corrigida.pdf (4.64 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-03-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.