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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-15022023-174422
Documento
Autor
Nome completo
Ana Helena Rizzi Cintra
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Paula, Fraulein Vidigal de (Presidente)
Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
Macedo, Elina Elias de
Título em português
Campos de quais experiências? Diálogos entre educação infantil e arte educação a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular
Palavras-chave em português
Arte educação
Base Nacional Comum Curricular
Campos de experiências
Educação estética
Educação Infantil
Estética
Experiência
Formação de professores
Psicologia da arte
Resumo em português
A Base Nacional Comum Curricular de 2017, propondo currículos organizados em campos de experiências para a Educação Infantil, trouxe consigo a necessidade de se definir o termo campo de experiência e de revisitarmos o próprio conceito de experiência, aprofundando sua compreensão, com vistas a contribuir para entendimentos que nos tragam repertório teórico realmente válido para a Educação Infantil, que se distingue de outros segmentos da Educação Básica. Neste sentido, o presente estudo se dedicou a dissertar sobre a presença integral da criança nas suas experiências, e a investigar a dimensão cognitiva das experiências nos primeiros anos de vida, bem como seu caráter profundamente estético. Para tanto, apresenta e dialoga com relatos de experiências pessoais de infância e da atuação profissional da autora, bem como com autores como John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, entre outros, para que se torne cada vez mais nítida a imagem de uma Educação Infantil que escuta as crianças e valoriza suas experiências
Título em inglês
Fields of which experiences? Dialogues between Early Childhood Education and Art Education from a critical approach to the Brazilian National "Common Core" Curriculum
Palavras-chave em inglês
Aesthetic education
Aesthetics
Art education
Early childhood education
Experience
Fields of Experience
National common core curriculum
Psychology of art
Teacher training
Resumo em inglês
The 2017 Brazilian national common core curriculum, when proposing fields of experience as a way of organizing Early Childhood Education, brought up the need to define the term field of experience itself and revisit the very concept of experience, deepening its understanding, contributing to bring up theoretical repertoire that can be effectively valid for Early Childhood Education, wich differs from other educational levels. The present study, therefore, aims to discuss the integral presence of children in their own experiences, and to investigate the cognitive dimension of the experiences of the first years of life, as well as their profoundly aesthetic character. It presents and dialogues with reports of the author´s personal and professional performance, as well as with authors such as John Dewey, Herbert Read, Silvano Arieti, Anton Ehrenzweig, Ana Mae Barbosa, among others, so that it becomes increasingly clearer the image of an Early Childhood Education that listens to children and values their experiences
 
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cintra_corrigida.pdf (4.64 Mbytes)
Data de Publicação
2023-03-17
 
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