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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2019.tde-09122019-175217
Documento
Autor
Nombre completo
Mary Neide Damico Figueiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1995
Director
Tribunal
Azevedo, Maria Amelia Nogueira de (Presidente)
Gatti, Bernardete Angelina
Guimaraes, Isaura Rocha Figueiredo
Título en portugués
Educação sexual no Brasil: estado da arte de 1980-1993
Palabras clave en portugués
Educação
Educação sexual
Sexo
Resumen en portugués
Analisa a produção acadêmico-cientifica brasileira sobre educação sexual investigando qual e a abordagem predominante desta, do período de 1980 a 1993. Identifica a presença das seguintes abordagens: religiosa católica; religiosa protestante; medica; pedagógica e politica. Seleciona os seguintes materiais que compoem o corpus do trabalho (teses, dissertações, livros, artigos, pesquisas e trabalhos apresentados em eventos) estabelecendo 9 categorias de analise, a partir das quais, cada texto e analisado. A fidedignidade das analises, que a autora faz, e testada através de duas psicologas que atuam como juizas. Constata o predomínio da abordagem pedagogica, em todos os generos de publicações, enquanto que a medica e a religiosa apresentam indice bastante baixo; a politica tem representatividade media. Conclui que a producao sobre educacao sexual, vem se concretizando de forma relativamente satisfatoria, no aspecto quantitativo; porem, no aspecto qualitativo, algumas limitacoes, detectadas atraves das categorias analisadas vem prejudicando a sustancia do corpo teorico de conhecimentos. Alerta para a necessidade de que as producoes cientificas brasileiras sobre educacao sexual, assim como a pratica cotidiana, comprometam-se mais com a abordagem politica, reconhecendo nela, também, um instrumento de transformação social
Título en inglés
Not informed by the author
Palabras clave en inglés
Education
Sex
Sexual education
Resumen en inglés
Not informed by the author
 
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figueiro95_me.pdf (35.46 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-12-19
 
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