• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2003.tde-09122013-082848
Documento
Autor
Nombre completo
Marie Claire Sekkel
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Crochik, Jose Leon (Presidente)
Bueno, José Geraldo Silveira
D'Antino, Maria Eloisa Fama
Nicolau, Marieta Lucia Machado
Patto, Maria Helena Souza
Título en portugués
A construção de um ambiente inclusivo na educação infantil: relato e reflexão sobre uma experiência
Palabras clave en portugués
não possui
Resumen en portugués
Esta tese estuda as determinações presentes no processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, a partir da experiência desenvolvida na Creche Oeste, que pertence à Coordenadoria de Assistência Social da Universidade de São Paulo - COSEAS/USP. Enfoca o processo de inclusão do ponto de vista dos educadores/funcionários e das crianças. Foi utilizada a abordagem etnográfica, para a qual serviram como fonte vários registros institucionais, conversas informais, e depoimentos individuais e grupais, colhidos junto aos educadores/funcionários e estagiários que participaram do processo. Os relatos evidenciam o medo, que está presente e contribui para a manutenção de preconceitos e estereótipos. Esse medo é grande, e não pode ser enfrentado de forma isolada; é necessário criar um ambiente inclusivo, a partir de princípios democráticos, os quais precisam ser discutidos e consentidos nas situações concretas, ao longo do processo de (re)construção do projeto educacional. Este trabalho enfatiza a necessidade de abertura à experiência, essencial a uma educação que tem como objetivo as finalidades humanas.
Título en inglés
The construction of an inclusive environment in early childhood education: report and reflection on experience
Palabras clave en inglés
não possui
Resumen en inglés
não possui
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-12-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.