• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2021.tde-09042021-185844
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Martins Afonso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Guirado, Marlene (Presidente)
Lima, Marco Aurélio de
Macedo, Lino de
Marzolla, Ana Cristina
Schmidt, Maria Luisa Sandoval
Viaro, Renee Volpato
Título em português
Daniel: um corpo em busca de sentidos
Palavras-chave em português
Análise institucional do discurso
Analítica da subjetividade
Estudo de caso
Transtorno do espectro autista
Resumo em português
Esta pesquisa se desenha sobre um duplo recorte: o primeiro, é o de ser um estudo de caso (Daniel, 11 anos, diagnóstico médico de Transtorno do Espectro Autista); o segundo, é por ela ser orientada pela estratégia metodológica da Análise Institucional do Discurso (AID). Pela AID, a ideia de caso será organizada a partir dos conceitos estratégicos de instituição e de discurso, pois consideraremos o caso como um dispositivo que configura um conjunto de práticas discursivas que, num determinado momento e lugar, produzem certos efeitos e modos de subjetivação. Assim, que o que se coloca como o objeto de análise (o caso) será, então, pensado como todo o contexto das relações institucionais, bem como as diferentes formas de exercício e de configuração dos lugares institucionais ocupados por alguém. Esse alguém, nesta pesquisa, é Daniel, um menino que tem diagnóstico médico de autismo, mas, mais importante, que não fala. E na impossibilidade de falar, o discurso de Daniel é corpo e movimento; suas expressões, seus modos de ser e de agir, sua comunicação são, sempre, pelo, no e com seu corpo. Por isso, Daniel impõe a esse trabalho a condição de ser um estudo analítico dos modos de subjetivação de um menino privado da fala como forma de ação sobre e nas relações que vive. Dessa forma, essa pesquisa se coloca uma pergunta limite: como desenhar o quadro de uma analítica da subjetividade, em meio à materialidade dos acasos e acontecimentos da história do Daniel e do acompanhamento terapêutico que dele faço?
Título em inglês
Daniel: a body looking for menings
Palavras-chave em inglês
Autism spectrum disorder
Case study
Institutional analysis of discourse
Subjectivity analytics
Resumo em inglês
This research draws on a double scope: first is to be a case report (Daniel, 11 years old, medical diagnosis of Autistic Spectrum Disorder); second is because it is guided by the methodological strategy of Institutional Analysis of Discourse (IAD). By IAD, the idea of case will be organized from strategic concepts of institution and discourse, as we will consider the case as a device that configures a set of discursive practices that, at a given moment and place, produce certain subjectivation effects. Thus, the analysis object (the case) configured by this methodological-conceptual scope will then be thought as the whole institutional relations context, as well as the different forms of exercise and configuration of institutional places occupied by someone. This someone in this research is Daniel, a boy who has a medical diagnosis of autism but, most importantly, who does not speak. And in the impossibility of speaking, Daniel's speech is body and movement; their expressions, their ways of being and acting, their communication are always by, in and with their body. For this reason, Daniel imposes on this work the condition that it is an analytical study of the subjectivation modes of a boy deprived of speech as a type action on and in the relationships he is involved with. Thus, this research poses a limit question: how to draw the framework of a subjectivity analytics, amidst the materiality of the events of Daniel's history?
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
afonso_corrigida.pdf (967.41 Kbytes)
Data de Publicação
2021-04-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.