• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2023.tde-08042024-161901
Documento
Autor
Nombre completo
Carla Caminata Carminholi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Morato, Henriette Tognetti Penha (Presidente)
Milanesi, Pedro Vitor Barnabé
Chohfi, Laiz Maria Silva
Colpo, Marcos Oreste
Critelli, Dulce Mara
Título en portugués
Desassossego de um tempo sem demora: pensar fenomenologicamente clínica e educação
Palabras clave en portugués
Educação
Fenomenologia
Psicologia
Psicologia clínica
Resumen en portugués
Esta tese tem como pretensão pensar fenomenologicamente clínica e educação a partir de reflexões suscitadas pela manifesta diferença entre minha atuação na educação escolar e no clinicar em consultório. As experiências nesses diferentes locais de trabalho evidenciam perguntas que se colocaram na tentativa de questionar pressuposições tidas como óbvias. Clínica é considerada sinônimo de consultório, um lugar específico e imóvel. Essa correspondência é questionada pela experiência na educação escolar, que também me coloca diante do outro e das demandas ali presentes enquanto clínica. Clinicar, nessa instituição, significa romper automatismos que surgem das exigências por eficiência e respostas rápidas, consequências de um tempo apressado, além de conseguir estar com o outro em sua condição existencial mais livre para deixá-lo ser quem é. Essas reflexões levantaram perguntas sobre esse tempo sem demora que caracteriza o contexto no qual vivemos atualmente e como esse tempo não deixa espaço para o pensar que reflete. Diante dessas considerações, o caminho percorrido nesta tese marca, no capítulo METODOLOGIA, o solo sobre o qual o pensamento se dá: a fenomenologia. No capítulo TEMPO SEM DEMORA discute-se a Era da Técnica e seus indivíduos consumidos por uma exaustão ininterrupta. No capítulo seguinte, PARAR PARA PENSAR, faz-se um resgate do pensamento filosófico, aquele antes de a Filosofia tornar-se disciplina, que é o pensamento que aguarda, o pensamento que permite o estranhamento que questiona pré-conceitos e possibilita a escuta do fenômeno que aparece tal como aparece. Por fim, nos dois capítulos seguintes reflete-se justamente sobre como esse tempo caracteriza a educação e o fazer escolar, e a atuação dentro do consultório. Também, explicitam como a fenomenologia pode oferecer preciosa escuta para perceber o clinicar enquanto verbo.
Título en inglés
Disquiet of a time without stillness: thinking phenomenologically clinical and educationa
Palabras clave en inglés
Clinical psychology
Education
Phenomenology
Psychology
Resumen en inglés
This thesis intends to think phenomenologically clinic and education based on reflections raised by the manifest difference between my work in school education and in clinical practice. The experiences in these different workplaces show questions that were raised in an attempt to suspend assumptions that were taken for granted. Clinic is considered synonymous of a specific and immovable place. This correspondence is questioned by the experience in school education, which also places me in front of the other and the demands present there as a clinic. Clinic, in this institution, means breaking automatisms that arise from the demands for efficiency and quick responses, consequences of a rushed time, in addition to being able to be with the other in his freer existential condition to let him be who he is. These reflections raised questions about this time without stillness that characterizes the context in which we currently live and how this time leaves no room for thinking that reflects. Given these considerations, the path taken in this thesis marks, in the METHODOLOGY chapter, the ground on which thinking takes place: phenomenology. In the chapter TIME WITHOUT STILLNESS, the Age of Technology and its individuals consumed by uninterrupted exhaustion are discussed. In the next chapter, STOPPING TO THINK, philosophical thought is rescued, the one before Philosophy became a discipline, which is the thought that awaits, the thought that allows the estrangement that questions preconceptions and enables listening to the phenomenon that appears as it appears. Finally, the following two chapters reflect precisely on how this time characterizes school education and the work in clinic. In addition, it tries to make explicit how phenomenology can offer valuable listening to understand clinical practice as a verb.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.