• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2023.tde-08042024-154027
Document
Auteur
Nom complet
Barbara Cristina Niero
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Leme, Maria Isabel da Silva (Président)
Caldas, Roseli Fernandes Lins
Macedo, Elizeu Coutinho de
Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de
Souza, Marilene Proença Rebello de
Titre en portugais
O que eu digo sobre quem eu sou: a construção narrativa do autoconceito
Mots-clés en portugais
Autoconceito
Autoconceito Acadêmico
Transtornos de Aprendizagem
Resumé en portugais
As narrativas produzidas sobre e por estudantes que recebem o diagnóstico de transtornos de aprendizagem ou de comportamento e o estigma subjacente ao mesmo podem apresentar impactos para o desenvolvimento de dimensões psicológicas destes estudantes, por exemplo, do autoconceito. Este estudo tem como objetivo investigar se os diagnósticos de transtornos de aprendizagem têm algum efeito na construção do autoconceito e da percepção de "si-mesmo". Foram realizadas entrevistas com oito alunos do sexo masculino de uma escola pública de São Paulo, com idades entre 11 e 13 anos, diagnosticadas com transtornos de aprendizagem ou comportamentais. Também foram conduzidas entrevistas com os responsáveis legais dos alunos e com a coordenação pedagógica da escola sobre esses alunos. Foi aplicada a Escala de Autoestima e Autoconceito para pré-adolescentes (EAAPA). A análise das entrevistas seguiu a perspectiva da construção narrativa da realidade de Jerome Bruner. Os participantes apresentaram resultados abaixo da média nas dimensões do autoconceito acadêmico e do autoconceito não acadêmico. As narrativas produzidas pelos participantes, seus responsáveis legais e pela coordenação pedagógica da escola estavam em consonância com a hipótese de estigmatização desses estudantes e corroboraram com os resultados obtidos na EAAPA. Conclui-se que o estudo da construção do autoconceito por meio da narrativa como proposta por Jerome Bruner constitui uma ferramenta com grande potencial para produção de futuras pesquisas, e que novos estudos podem se beneficiar desta abordagem para a investigação e formulação de estratégias para a construção de um autoconceito positivo.
Titre en anglais
What I say about who I am: the narrative construction of self-concept
Mots-clés en anglais
Academic self-concept
Learning disorders
Self-Concept
Resumé en anglais
The narratives produced about and by students diagnosed with learning or behavioral disorders and the underlying stigma can have impacts on the development of psychological dimensions of these students, for example, selfconcept. This study aims to investigate whether diagnoses of learning disorders have any effect on the construction of self-concept and selfperception. Interviews were conducted with eight male students from a public school in São Paulo, aged between 11 and 13 years, diagnosed with learning or behavioral disorders. Interviews were also conducted with the legal guardians of the students and with the school's pedagogical coordination regarding these students. The Self-Esteem and Self-Concept Scale for Pre-Adolescents (EAAPA) was applied. The analysis of the interviews followed Jerome Bruner's perspective on the narrative construction of reality. Participants showed below-average results in the dimensions of academic self-concept and nonacademic self-concept. The narratives produced by the participants, their legal guardians, and the school's pedagogical coordination were in line with the hypothesis of stigmatization of these students and corroborated with the results obtained in the EAAPA. It is concluded that studying the construction of self-concept through narrative as proposed by Jerome Bruner constitutes a tool with great potential for future research, and that new studies can benefit from this approach for the investigation and formulation of strategies for the construction of a positive self-concept.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-04-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.