• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-07122023-170915
Document
Auteur
Nom complet
Daniela Fontes Garcia
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Machado, Adriana Marcondes (Président)
Lima, Elizabeth Maria Freire de Araujo
Paro, César Augusto
Titre en portugais
Cartografia Teatral e Teatro do Oprimido: novos agenciamentos na análise da opressão
Mots-clés en portugais
Afeto
Cartografia Teatral
Democracia
Instituição
Opressão
Teatro do oprimido
Resumé en portugais
A presente pesquisa se debruça em experiências de formação utilizando processos teatrais vinculados à proposta da metodologia do Teatro do Oprimido, tendo como objetivo contextualizar e problematizar elementos teóricos e práticos da metodologia que amplifiquem reflexões sobre os processos de opressão. O Teatro do Oprimido é uma metodologia estético pedagógica que busca, através de jogos, exercícios e técnicas teatrais, democratizar os meios de produção estética. Colocando o teatro à serviço de grupos oprimidos, visa-se a compreensão dos mecanismos de opressão e elaboração de estratégias de transformação dessa realidade. A pesquisa utiliza registros da prática da pesquisadora ao longo de 13 anos com essa metodologia, junto ao Coletivo Garoa, na formação de profissionais em diversas instituições e espaços, buscando delinear os impasses nessa trajetória que possibilitaram a formalização de problemáticas acerca de conceitos e práticas que norteiam o fazer teatral. Os registros dos trabalhos possibilitaram realizar uma discussão sobre os efeitos da metodologia em grupos e instituições na análise da opressão. Apontamos para transformações teóricas e práticas, dando contorno a Cartografia Teatral, aliada ao desenvolvimento do Teatro Social dos Afetos, como dispositivo que corrobora a atuação em grupos de maneira a propiciar a criação estética e análises coletivas dos mecanismos de opressão, dando ênfase ao campo de produção e aos elementos institucionalizados que constituem as dicotomias oprimido-opressor, buscando intensificar modos de rupturas com as forças que nos subjugam.
Titre en anglais
Theatrical Cartography and Theatre of the Oppressed: new agencies in the analysis of Oppression
Mots-clés en anglais
Affection
Democracy
Institution
Oppression
Theatre of the Oppressed
Theatrical Cartography
Resumé en anglais
The present research focuses on training experiences with the use of theatrical processes linked to the proposal of the Theater of the Oppressed methodology, aiming to contextualize and problematize theoretical and practical elements of the methodology that amplify reflections on the processes of oppression. The Theater of the Oppressed is an aesthetic-pedagogical methodology that seeks to democratize the means of aesthetic production, through games, exercises and theatrical techniques. By placing theater at the service of oppressed groups, it looks to comprehend the mechanisms of oppression and to elaborate strategies for this realitys transformation. The research uses over 13 years of records on the researcher's practice with the methodology, together with Coletivo Garoa, on the training of professionals in various institutions and places, seeking to outline the impasses in this trajectory that made possible the formalization of problematics on concepts and practices that guide the theater making. This works records turned possible to hold a discussion on the effects of the methodology on groups and institutions in the analysis of oppression. We point to theoretical and practical transformations, outlining the Theatrical Cartography, allied to the development of the Social Theater of the Affect, as a device to corroborate the work in groups in order to propitiate aesthetic creation and collective analyzes of the oppression mechanisms, emphasizing the production field and the institutionalized elements that constitute the oppressed-oppressor dichotomies, searching to intensify rupture ways with the forces that subjugate us.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.