• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.1996.tde-06122022-180600
Documento
Autor
Nombre completo
Cleuza Beatriz Baptista da Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1996
Director
Tribunal
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt (Presidente)
Alves, Irai Cristina Boccato
Carelli, Antonio
Fukusima, Sergio Sheiji
Jacquemin, André
Título en portugués
Padronização do Teste Brasileiro de Provérbios (TBP) para o Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento cognitivo
Padronização do teste
Testes psicológicos
Resumen en portugués
Desenvolve a padronização do teste brasileiro de proverbio (TBP), de silva (1989) para o estado de São Paulo. Analisa o desenvolvimento cognitivo infantil, através do uso de provérbios para compreender a maneira pela qual a criança pensa a luz de concepções teóricas de Piaget, Vygotsky e Bruner. Os ss são 1075 crianças e adolescentes, com idade entre 8 e 15 anos, de 18 escolas publicas e uma particular, de 3 diferentes regiões do estado: 1) região de Ribeirão Preto (n=455); 2) região do Vale do Ribeira (n=120); 3) região metropolitana de São Paulo (n=500). Categoriza os ss em faixas etárias: a) 8 a 9 anos e 11 meses; b) 11 a 12 anos e 11 meses; c) 14 a 15 anos e 11 meses. Avalia a homogeneidade do teste através das matrizes de correlações de Pearson e realiza analise de variância para as variáveis: idade, serie escolar e região. Elabora normas através das ordens percentuais de cada tipo de resposta em relação as 3 faixas etárias, para o estado de São Paulo. Verifica que o TBP e adequado para a faixa etária de 8 a 9 anos e 11 meses. Sugere o estudo da validade de critério preditiva, comparando os resultados do TBP com notas escolares, como forma de melhorar a consistência dos resultados obtidos na pesquisa
Título en inglés
Standardization of the Brazi1ian Proverbs'Test to São Paulo State population
Palabras clave en inglés
Cognitive development
Psychological tests
Test standardization
Resumen en inglés
The present work has the objective of Brazilian Proverbs Test (Silva, 1989) standardization to São Paulo State population. The Brazilian Proverbs Test was applied to 1075 children and teenagers in the age of 8 to 15 years old, from 18 public schools and one private sschool from three different regions of the State: I. Ribeirão Preto's region (Ribeirão Preto, Santo Antônio da Alegria and Porto Ferreira); 2. Ribeira's Valley region (Barra do Turvo and Registro) and; 3. São Paulo's Metropolitan region (Caieiras, Mogi das Cruzes and são Paulo). In Ribeirão Preto's region the TBP was applied to 455 children and teenagers. In Ribeira's Valley region it was applied to 120 children and teenagers. And, in São Paulo's Metropolitan region it was applied to 500 children and adolescents. The internal consistency of the test was evaluated and the ANOVA was analysed for the variables: age, school series and region.Norms were done through elaboration of the percentile post for all the State
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.