• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.1980.tde-06122022-163514
Documento
Autor
Nome completo
Yvette Piha Lehman
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1980
Orientador
Banca examinadora
Macedo, Lino de (Presidente)
Carvalho, Maria Margarida Moreira Jorge de
Rosenberg, Rachel Lea
Título em português
Aspectos afetivos e cognitivos na orientação profissional de adolescentes
Palavras-chave em português
Adolescentes
Afeição
Cognição
Escala De Desenvolvimento Do Pensamento Lógico
Escala De Maturidade Vocacional
Orientação Vocacional
Resumo em português
Este trabalho teve por objetivo geral estudar algumas relações entre aspectos afetivos e cognitivos na orientação profissional de adolescentes. No primeiro estudo efetuou-se uma correlação entre duas medidas: uma de desenvolvimento cognitivo A Echelle de Development de la Pensée Logique de Longeot - e uma de maturidade vocacional a caracterização de momento de escolha de Bohoslavsky pela EDPL os sujeitos receberam determinado escore e por ele, foram classificados em um destes estádios de desenvolvimento: Concreto, Pré-formal, Formal A, Formal B. Quanto à maturidade vocacional, os sujeitos foram classificados em um destes momentos: Pré-dilemático, Dilemático, Problemático, de Resolução. Foram pesquisados 46 sujeitos, entre 14 e 17 anos. Os resultados indicaram não haver relação significativa entre as duas medidas. Na discussão tentou-se considerar alguns aspectos que explicariam este resultado negativo e inesperado. No segundo estudo a relação entre os aspectos afetivos e cognitivos foi buscada por outra alternativa metodológica , qual seja, a de submeter os sujeitos, após terem sido diagnosticados na EDPL e quanto ao momento de escolha, a um processo de Orientação Profissional segundo a abordagem clínica de Bohoslcvsky. Participaram deste estudo l9 sujeitos dos quais 11 foram submetidos à Orientação Profissional individual e 8 à Orientação Profissional em grupo. Comparando as alterações nas duas medidas após a Orientação Profissional, verificou-se que a Orientação em Grupo alterou significativamente o desempenho dos sujeitos na EDPL. Além disso, ao considerar os sujeitos no total, a diferença entre o pré e pós - teste, quanto a EDPL, foi muito próxima ao valor crítico. Isto permite considerar-se a Orientação Profissional em Grupo. Como equivalente a um "treino" das noções lógicas medidos pela EDPL. Na discussão tentou-se analisar, principalmente, porque a Orientação Profissional que lida com aspectos gerais da personalidade do sujeite e em especial com aspectos ligados a sua escolha profissional pôde alterar significativamente os resultados em uma escala que só considere aspectos cognitivos
Título em inglês
not informed
Palavras-chave em inglês
Adolescents
Affection
Cognition
Logical Thinking Development Scale
Vocational Guidance
Vocational Maturity Scale
Resumo em inglês
Some of the relationship that exist between the affective and cognitive aspects involved in the professional orientation of adolescents was the general objective of this study. A correlation between two measurements was done in the first study: (a) cognitive development Longeots Échelle de Dé el ment de la Pensée Logique and (b) vocational maturity Bohoslavsky's characterization of the moment of choice. Using the EDPL measurement, the subjects received determined scores which classified them in one the following developmental stages: Concrete, Pre-Formal; Formal A and Formal B. In connection with vocational maturity, a diagnostical interview classified the subjects in one of the following characterizations: Pré-Dilemmatic, Dilemmatic, Problematic and of Resolution. Forty-six subjects between the ages of 14 and 17 were studied. The results of this study failed to indicate any significant relationship between the two measurements. During the discussion an attempt was made to consider some aspects that would explain this negative and unexpected result. In the second study, the relationship between the affective and cognitive aspects was searched for through the use of an alternative methodology which involved submitting the sub­ jeots1 after they were diagnosed by the EDPL and at the moment of choice to Bohoslavskys clinical approach to professional orientation. Nineteen subjects participated in this study ll of which were submitted to individual professional orientation and eight to professional group orientation. Comparing the alterations that took place in the two measurements after the professional orientation it was verified that the group orientation significantly modified the performance of the subjects in the EDPL
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
lehman_me_1980.pdf (53.30 Mbytes)
Data de Publicação
2022-12-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.