• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2022.tde-06092022-093401
Documento
Autor
Nome completo
Eloísa Atsue Tanaka Beppu
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Souza, Marilene Proença Rebello de (Presidente)
Amaral, Tatiana Platzer do
Barroco, Sonia Mari Shima
Braunstein, Hélio Roberto
Calejon, Laura Marisa Carnielo
Título em português
A escolarização de crianças brasileiras no Japão: Reflexões a partir do enfoque histórico-cultural
Palavras-chave em português
Autismo
Escolarização no Japão
Interculturalidade
Psicologia Histórico-Cultural
Resumo em português
O encaminhamento de crianças, filhas de trabalhadores brasileiros no Japão, para classes especiais em escolas japonesas com diagnósticos de autismo e distúrbio emocional é o tema do estudo elaborado que resultou na Tese ora apresentada. As indicações que compõem o tema definido constam do título do Termo de Referência, que é o edital para realização de pesquisa lançado por uma organização de apoio aos brasileiros no Japão (Anexo A) e estão relacionadas com questões atuais que demandam preocupação e especial interesse para as áreas da educação e da psicologia escolar, como autismo, avaliação psicodiagnóstica, classe especial, migração, multiculturalismo e interculturalidade. As perguntas norteadoras: o que estaria motivando tais encaminhamentos? Que situações do processo escolar teriam ocasionado esses diagnósticos? Qual o papel desempenhado pelas famílias nesse processo? Como os fatores culturais influenciam e se fazem presentes na produção de diagnósticos de dificuldades de aprendizagem? Apoiada nesses questionamentos, a tese, que foi definida durante o processo de elaboração da pesquisa, explicita a questão da interculturalidade e os diagnósticos de autismo e distúrbio emocional de crianças brasileiras em escolas no Japão. No ponto original da questão pesquisada encontra-se o fenômeno migratório conhecido como movimento dekassegui, que é o deslocamento de brasileiros descendentes de japoneses em busca de trabalho com melhor remuneração no país dos ancestrais e que está relacionado com causas e consequências multifatoriais. A busca de compreensão para essas manifestações emocionais e comportamentais indicadas como problemáticas constitui o objetivo geral desta pesquisa, assim como a proposição de objetivos específicos de investigar, analisar e discutir as condições que estão relacionadas com o estudo empreendido. O principal referencial teórico que embasa a análise e a discussão dos dados pesquisados é a Psicologia HistóricoCultural, fundamentada no materialismo histórico e dialético e estudos das áreas de educação, psicologia e psicologia escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em fontes primárias e secundárias, em documentos relacionados com o tema, em documentários e vídeos de entrevistas com familiares que vivenciaram a situação do problema pesquisado. As análises centraram-se em dois eixos: a) o processo de escolarização das crianças no Japão e a produção de diagnósticos de autismo e distúrbio emocional; e b) a interculturalidade no processo de escolarização de crianças brasileiras filhas de descendentes de japoneses e migrantes no Japão. A pesquisa verificou que o problema constatado em âmbito escolar resultou de um aumento exacerbado de alunos estrangeiros em salas de aula, que em virtude de não dominarem o idioma japonês em nível suficiente, desencadeou uma situação escolar emergencial que motivou o encaminhamento dessas crianças que não conseguiam acompanhar as aulas de maneira adequada para classes especiais, com o diagnóstico de autismo e distúrbio emocional. Desse modo, o motivo encontrado para justificar o fenômeno estudado tem origem fora das escolas, ou seja, foi ocasionado pela crise econômica provocada pela diminuição da produção industrial japonesa, que deixou sem emprego milhares de trabalhadores estrangeiros. Nesse sentido, o objetivo proposto foi alcançado e possibilitou uma ampliação e aprofundamento de compreensão das circunstâncias e condições que compõem a realidade na qual o fenômeno está incluído, permitindo esclarecer parte desse processo e constituindo um importante tema para a Psicologia Escolar e Educacional
Título em inglês
Schooling of Brazilian children in Japan: a discussion from a historical-cultural perspective
Palavras-chave em inglês
Autism
Historical-Cultural Psychology
Interculturality
Schooling in Japan
Resumo em inglês
The referral of children, daughters of Brazilian workers in Japan, to special classes at Japanese schools with autism and emotional disorder diagnosis is the theme of the study that resulted in the Thesis presented here. The indications that make up the defined theme are included in the title of the Term of Reference, which is the public notice for carrying out research launched by an organization supporting Brazilians in Japan (Annex A) and are related to current issues that demand concern and special interest for the areas of education and school psychology, such as autism, psychodiagnostic assessment, class in particular, migration, multiculturalism and interculturality. The guiding questions: what would be motivating such referrals? What situations in the school process would have caused these diagnoses? What role do families play in this process? How cultural factors influence and are present in the production of diagnoses of learning difficulties? Based on these questions, the thesis, which was defined during the research elaboration process, it explains the question of interculturality and the diagnoses of autism and emotional disturbance of Brazilian children in schools in Japan. At the original point of the researched question is the migratory phenomenon known as dekassegui movement, which is the displacement of Brazilians of Japanese descent in search for work with better pay in the country of the ancestors and that is related to multifactorial causes and consequences. The search for understanding for these manifestations emotional and behavioral issues indicated as problematic constitutes the general objective of this research, as well as the proposition of specific objectives to investigate, analyze and discuss the conditions that are related to the study undertaken. The main reference theoretical basis for the analysis and discussion of the researched data is Historical- Cultural, based on historical and dialectical materialism and studies in the areas of education, school psychology and psychology. This is a qualitative research, based on primary and secondary sources, in documents related to the theme, in the production of documentaries and videos of interviews with family members who experienced the situation of problem researched. The analyzes focused on two axes: a) the schooling process of children in Japan and the production of diagnoses of autism and emotional disorder; and b) the interculturality in the schooling process of Brazilian children of descendants of Japanese and migrants in Japan. The research found that the problem found in school environment resulted from an exacerbated increase in foreign students in classrooms, who, as a result of not mastering the Japanese language at a sufficient level, triggered a emergency school situation that motivated the referral of these children who did not were able to follow the classes in a way suitable for special classes, with the diagnosis of autism and emotional disorder. Thus, the reason found for justify the phenomenon studied has its origin outside schools, that is, it was caused by the crisis caused by the decrease in Japanese industrial production, which left without employ thousands of foreign workers. In this sense, the proposed objective was to achieved and made it possible to broaden and deepen the understanding of the circumstances and conditions that make up the reality in which the phenomenon is included, allowing to clarify part of this process and constituting an important theme for the School and Educational Psychology
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
beppu_corrigida.pdf (1.21 Mbytes)
Data de Publicação
2022-09-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.