• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.1996.tde-05122022-170223
Documento
Autor
Nombre completo
Wanderli da Costa Fonseca
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1996
Director
Tribunal
Alves, Irai Cristina Boccato (Presidente)
Custodio, Eda Marconi
Herzberg, Eliana
Título en portugués
Como as crianças veem seus professores através da técnica do desenho do professor
Palabras clave en portugués
Interação professor aluno
psicologia da criança
Psicologia escolar
Técnica do desenho do professor
Resumen en portugués
Realiza estudo com a técnica do desenho do professor (DDP) numa amostra paulistana composta por 293 alunos de primeira a quarta serie de 3 escolas distintas quanto a abordagem de ensino, para verificar se estas crianças (7 a 15 anos) revelam diferentemente sua atitude em relação ao professor, segundo a técnica de Klepsch (1979). Para a analise dos resultados utiliza a escala original de Klepsch com 13 indicadores para avaliação do DDP; uma modificação da pontuação desses itens; sinais específicos (tamanho) do DFH e DDP; e sinais específicos (ambiente e tipo de atitude) do professor (DDP). Conclui que a escala de Klepsch para o DDP não mostra diferenças significativas, em função das variáveis sexo, serie, tipo de escola e desempenho escolar. A modificação na pontuação dos itens avaliados por Klepsch tornou os resultados significantes em relação a serie e a escola. De forma geral, os ss tendem a desenhar o professor de maneira semelhante aos desenhos das figuras humanas (DFH). A escala mostrou-se limitada para discriminar o desempenho escolar dos SS das 3 escolas. A variável tipo de escola foi a que deu maior margem para discussão dos resultados. O tipo de atitude em que o professor foi retratado (positiva ou negativa) permitiu diferenciar as crianças da amostra em relação ao seu desempenho escolar
Título en inglés
How children see teachers by the draw-a teacher technique
Palabras clave en inglés
child psychology
School psychology
Teacher's drawing technique
Teacher-student interaction
Resumen en inglés
The purpose of this research was to study pupils altitudes toward their teachers based on the Draw-a-Teacher technique (DAT) according to scoring method proposed by Klepsch (1979) and determine the possible differences concerning sex, school achievement, grade and schools on tests results. The sample was composed by 293 pupils both male and female from 1st to 4th grade in three schools of São Paulo city. School achievement was assessed by teachers in three groups: good, middle and unsatisfactory. Human Figures' and Teacher's drawings was scored by the method proposed by Klepsch (1979). This scoring method did not differenciate subjects in relation to sex, school achievement, grade and schools, but some items showed significant differences by school and grade. A modification in the scoring method for the same items focused by Klepsch made the results significant in relation to school and grade. An analysis of the overall impression expressing by the drawings concerning the type of attitude represented in the Draw-a-Teacher showed differences in relation to school achievement
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
fonseca_me_1995.pdf (20.36 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-12-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.