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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2011.tde-05102011-114106
Documento
Autor
Nome completo
Karina de Oliveira Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Endo, Paulo César (Presidente)
Alvarez, Marcos Cesar
Vicentin, Maria Cristina Gonçalves
Título em português
Menor: um problema para sociedade disciplinar
Palavras-chave em português
Disciplina
Educação
Menor
Poder
Trabalho
Resumo em português
A presente pesquisa investigou sobre e emergência do menor no período de 1889-1927. Utilizou-se como métodos de pesquisa a revisão bibliográfica sobre o tema e a pesquisa de fontes primárias. As ideias de Foucault sobre sociedade disciplinar, poder, saber governamentalidade, arqueologia e genealogia permitiram a análise dos autos encontrados sobre o menor evidenciando-se relações de poder e o processo de sujeição do menor pelo trabalho e pela educação. Constatamos, assim, como já apontado por autores estudiosos do tema que o trabalho e a educação constituíram-se elementos centrais nas políticas públicas dirigidas para o menor desde o período estudado até os dias de hoje
Palavras-chave em inglês
Discipline
Education
Labour
Minor
Power
Resumo em inglês
This research investigated and on the child emergency in the period 1889-1927. Was used as the research methods literature review on the subject and the research of primary sources. Foucault's ideas about society disciplinary power, governmentality know, archeology and genealogy allowed the analysis of the case found on the child evidencing power relations and the process of placing the child for the work and education. We have thus found, as pointed out by authors writing on this topic that work and education constituted the central elements in public policies directed to the child since the study period until the present day
 
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lima_me.pdf (644.61 Kbytes)
Data de Publicação
2011-10-10
 
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