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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2022.tde-03102022-102935
Document
Auteur
Nom complet
Alberto Borges Valente Neto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Silva, Pedro Fernando da (Président)
Giovinazzo Junior, Carlos Antonio
Moura, Claudia Helena Gonçalves
Titre en portugais
Inteligência emocional e controle das emoções: contribuições a partir da Teoria Crítica da Sociedade
Mots-clés en portugais
Dominação
Emoções
Inteligência Emocional
Razão
Teoria Crítica
Resumé en portugais
Presente em todas as esferas da vida humana, as emoções e sentimentos são motivos de estudos constantes para a compreensão das múltiplas interações entre as pessoas, sejam as geradas por outras pessoas e pelo próprio contexto, sejam as geradas a partir de causas internas do próprio sujeito. Esse interesse pelas emoções e sentimentos vêm sendo manifestado de forma cada vez mais intensa no cenário social, apresentando-se em formato de treinamentos, protocolos e instrumentos visando ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A presente pesquisa busca compreender mais adequadamente esse fenômeno que se faz cada vez mais presente na conjuntura social, por meio de um estudo teórico sobre documentos relevantes na conceituação daquilo que vem sendo denominado como Inteligência Emocional e também sobre as habilidades socioemocionais. O presente estudo possui como objetivo compreender em que medida o conceito de Inteligência Emocional, principalmente a conceituação realizada por Goleman, se apresenta como uma forma de dominação ou controle das emoções, manifestando-se como uma tecnologia que pretende desenvolver habilidades específicas para que as pessoas entrem em contato com suas emoções por meio de categorias fixadas e préformatadas. Para este estudo, utilizou-se, principalmente, a contribuição dos autores da Teoria Crítica da Sociedade, reconhecidamente a primeira geração da Escola de Frankfurt, como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Herbert Marcuse. Para a leitura dos materiais que versam sobre a Inteligência Emocional e as habilidades socioemocionais, foram utilizados pares dialéticos fundamentados pela Teoria Crítica da Sociedade, sendo três pares: Formação e Pseudoformação; Experiência e Vivência e Abertura para o Pensamento Reflexivo e Encerramento do Pensamento em Estereótipos. O principal material utilizado na presente pesquisa para a compreensão da conceituação da Inteligência Emocional é fornecido por Goleman, com seu livro Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, sendo um conteúdo de grande divulgação e que se apresenta como base para a conceituação de outros documentos também abordados na pesquisa. Outro material relevante para a compreensão do interesse nos treinamentos de habilidades sociais é o confeccionado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico intitulado Habilidades para o progresso social: O poder das habilidades sociais e emocionais. Como resultado, a análise revelou o quanto os materiais abordados fomentam práticas que fortalecem a heteronomia dos sujeitos, com a conceituação de Inteligência Emocional realizada por Goleman se manifestando como uma tecnologia de controle das emoções, ao subordinar as emoções à uma racionalidade tecnológica presente em uma sociedade que privilegia a produtividade e o desempenho para atividades consideradas socialmente úteis, contribuindo, assim, para o ajustamento das pessoas à realidade de forma acrítica
Titre en anglais
Emotional Intelligence and the control of emotions: contributions from the Critical Theory
Mots-clés en anglais
Critical Theory
Domination
Emotional Intelligence
Emotions
Reason
Resumé en anglais
Feelings and emotions, present in all aspects of human life, are constantly being the focus of studies aimed at understanding the multiple interactions between people. This interest in feelings and emotions have increasingly been seen in the social scene, being the focus of trainings, protocols and instruments directed at the development of socio-emotional skills. This research aims to provide a more adequate understanding of this increased interest through a theoretical study of relevant documents focusing in defining and understanding what is being called as Emotional Intelligence and socio-emotional skills. Particularly, it aims at understanding how the concept of Emotional Intelligence, especially in its conceptualization by Goleman, is contributing (or not) to present Emotional Intelligence as a form of control and domination of emotions, establishing itself as a technology that intend to develop specific skills so that people can enter in contact with their emotions through fixed and pre-formatted categories. In this study, we mainly utilized the works of the first generation of the School of Frankfurt, notably Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Herbert Marcuse. For the readings on Emotional Intelligence and socio-emotional skills, we have used 3 dialectic pairs that have been grounded by the Critical Theory: Formation and Pseudoformation, Authentic experience and Inauthentic experience, Openness to Reflexive Thinking and Closure of Thinking in Stereotypes. The main work used to understand the concept of Emotional Intelligence is Emotional Intelligence: the groundbreaking book that redefines what it means to be smart (Goleman), which is book with broad outreach, and it presents itself as the basis to define other documents utilized in this research. Another relevant document to understand the increased interest in social skill trainings is the OECD (Organization for Economic Cooperation and Development): skills for social progress: the power of social and emotional skills. The result of this study has shown how both documents are promoting practices that strengthen the heteronomy of subjects, especially with Golemans Emotional Intelligence concept establishing itself as a technology to control emotions, as it subordinates emotions to a technological rationality that is present in a society that favors productivity and performance in activities that are considered socially useful, which ultimately contributes to adjust people to the reality in a non-critical way
 
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VALENTE_ME.pdf (1.21 Mbytes)
Date de Publication
2022-11-04
 
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