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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-03062020-170711
Document
Author
Full name
Christiane Jacqueline Magaly Ramos
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Souza, Marilene Proença Rebello de (President)
Checchia, Ana Karina Amorim
Negreiros, Fauston
Nunes, Rosa de Jesus Soares de Bastos
Souza, Denise Trento Rebello de
Zibetti, Marli Lúcia Tonatto
Title in Portuguese
Programa Bolsa Formação-Escola Pública e Universidade: implicações e contribuições para a política educacional de formação inicial de professores
Keywords in Portuguese
Educação básica
Educação superior
Formação de professores
Psicologia educacional
Abstract in Portuguese
Consideramos que a Psicologia Escolar e Educacional se insere no campo das políticas públicas educacionais e, nesse sentido, esta pesquisa se propõe a estudar a formação inicial de professores. Entendemos que a formação inicial é fundamental para dar subsídios à profissionalização do futuro professor. Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar um programa de formação inicial de professores, na educação básica, implantado pelo governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria do Estado da Educação SEE, no período de 2007 a 2016, intitulado Programa Bolsa Formação Escola Pública e Universidade. Em relação aos objetivos específicos, elegemos identificar e analisar no Programa de apoio à formação inicial de professores os seguintes aspectos: a) contexto político, econômico e social em que foi implantado; b) particularidades, visando compreender a concepção de formação inicial proposta; e c) contribuições do Programa para a formação inicial de professores. A pesquisa foi estruturada a partir de duas dimensões: documental e empírica. Foram compilados doze documentos oficiais, que normatizam o Programa, expedidos pelo governador ou pelos secretários da educação do Estado de São Paulo que tratam sobre o Programa. Os documentos foram organizados considerando: linha do tempo, fichas analíticas e fichas sínteses que possibilitaram apresentar um panorama sobre o Programa, bem como sua constituição e seus desdobramentos, além de compreender o contexto social, político e econômico. Do ponto de vista empírico, fomos a campo conhecer aspectos do Programa relatados por profissionais que acompanharam sua implementação e execução. Participaram da pesquisa uma supervisora de ensino e uma professora orientadora da universidade. Os resultados da pesquisa revelam que se trata de um Programa de Formação Inicial que: a) pela primeira vez inaugura uma proposta que articula seis diferentes instâncias públicas e privadas no Estado de São Paulo; b) responde às tendências teóricas internacionais para a formação inicial de professores, ao possibilitar a integração entre teoria e prática bem como a relação entre professores e estudantes; c) apresenta abrangência nas instituições de ensino superior, ampliando a participação e o investimento do Poder Público na formação de professores no setor privado; d) articula--se com a proposta construtivista de alfabetização e com a perspectiva sociointeracionista; e) permite uma dupla produção de conhecimento, que leva o que está sendo produzido academicamente para sala de aula e também desta para a universidade, criando espaços para produzir uma articulação de saberes e práticas; f) pouco revela publicamente a avaliação realizada sobre ele, não sendo possível conhecer o alcance e os benefícios do Programa em termos quantitativos e qualitativos. Finalizando, considera-se que se trata de um Programa a ser pensado enquanto política pública, tendo em vista o modelo que instaura na formação inicial de professores
Title in English
Training Allowance Program Public Schools and University: implications and contributions to an introductory teacher-training educational policy
Keywords in English
Basic education
Educational psychology
Higher education
Teacher training
Abstract in English
We consider that school and educational psychology is entrenched within the domain of educational public policies, and thus, this research intends to study teachers initial training courses or teacher education (TE). We recognize that initial training is paramount to provide subsidies to future teachers professionalization. This work aims to investigate an initial teacher training program in Primary Education, implanted by the state of São Paulo administration, via the Secretary of Education SEE, from 2007 to 2016 and called Programa Bolsa Formação - Escola Pública e Universidade (Training allowance Program Public School and University). In relation to specific goals, we have chosen to identify and analyze the following aspects in the teacher training program: a) political, economic and social context in which it was implemented; b) specifics, in an attempt to understand the concept of the initial education proposed; c) contributions of the program to teachers initial education. The research was designed from two points of view: documental and empirical. Twelve official papers that rule the program, and have been issued by the Governor or the secretaries of Education of the state of São Paulo, have been compiled. Paperwork was organized considering timelines, analysis and synthesis files that configured the program overview, its constitution, and developments, in addition to helping understand the social, political and economic context. From the empirical point of view, we did some field research to identify aspects of the Program that had been reported by professionals who followed its implementation and execution. A teaching supervisor and a university supervising professor took part in the research. The results reveal it as an initial training program that: a) inaugurates a proposal that for the first time links six different public and private bodies in the state of São Paulo; b) answers to the international theoretical trends regarding initial teacher training, by allowing to integrate practice and theory, as well as the relationships between teachers and students; c) presents a wide range in higher education institutions, expanding public participation and investment in teacher training programs in the private sector; d) connects with the constructivist literacy proposal and with the socio-interactionist perspective; e) allows a double production of knowledge that takes what is academically created to the classrooms and from the latter to the universities, creating spaces to produce a combination of knowledge and practices; f) the evaluation carried out does not reveal much about it, so it is not possible to get to know the program extent and benefits in qualitative and quantitative terms. Ultimately, we consider it as a program to be thought of, as public policy, because of the model it establishes in initial teacher training
 
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ramos_corrigida.pdf (6.42 Mbytes)
Publishing Date
2020-06-04
 
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