• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.1997.tde-01122022-181909
Documento
Autor
Nombre completo
Marisa Eugenia Melillo Meira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1997
Director
Tribunal
Maluf, Maria Regina (Presidente)
Mello, Sylvia Leser de
Patto, Maria Helena Souza
Silva Junior, Celestino Alves da
Vale, Jose Misael Ferreira do
Título en portugués
Psicologia escolar: pensamento crítico e práticas profissionais
Palabras clave en portugués
Pensamento crítico
Práticas profissionais
Psicologia escolar
Resumen en portugués
Partindo da análise de várias expressões do pensamento critico no campo da Psicologia, Filosofia e Filosofia da Educação, este trabalho propõe que um caminho possível para una fundamentação mais consistente, que permita contextualizar criticamente a Psicologia Escolar, pode ser construído através do recurso aos pressupostos teórico-filosóficos de concepções críticas de Educação e Psicologia. Indica que a finalidade transformadora da Psicologia Escolar define-se por um compromisso claro com a tarefa de construção de práticas educacionais que cumpram sua função humanizadora. Analisa relatos de atividades profissionais que atuam no campo da educação em escolas, clínicas particulares e serviço público com o objetivo de apreender modos de atuação consistentes e pertinentes com esta finalidade. A análise dos resultados aponta para a presença de elementos críticos na prática de profissionais que atuam em diferentes espaços sociais. Com base nestes resultados e no referencial teórico utilizado, defende que os psicólogos escolares podem contribuir de maneira decisiva para que nas escolas sejam favorecidos os processos de humanização e a reapropriação da capacidade de pensamento crítico
Título en inglés
Educational psychology: critical thought and professional performances
Palabras clave en inglés
Critical thinking
Professional practices
School psychology
Resumen en inglés
Based on the analysis of several expressions of the critical thought in the Psychology, Philosophy and Educational Philosophy field, this work proposes that a possible way to a more consistent justification, that allows to put the Educational Psychology in context critically, can be built by running back to the theorical and philosophical bases of the critical conception of Education and Psychology. Education Psychology can be defined by a clear commitment to the task of creating Education. performances that meet its humanizing functions. It analyses professional activities reports of 21 psychologists that work in the Educational field in schools, private clinics and public service with the objective of perceiving ways of perfollll3llce consistent and pertinent do this purpose. The analyses of the results points to the presence of critical elements in the professional performances that work in different social roles. Based on the results and on the theorical referential used, it depends that Education Psychologists can contribute in a conclusive way so that in the school the humanizing process and the reappropriation of the capacity and critical though are favored
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ragonesi_do_1997.pdf (47.14 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-12-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.