• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.46.2023.tde-22112023-123718
Documento
Autor
Nombre completo
Clayton da Silva Santana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Freire, Renato Sanches (Presidente)
Hewer, Thiago Lewis Reis
Soeira, Luciana Serra
Título en portugués
Os desafios na implantação do sistema GHS nas instituições de ensino técnico em química de nível médio
Palabras clave en portugués
Armazenamento de produtos químicos
Saúde e meio ambiente
Segurança química
Resumen en portugués
O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) surgiu da demanda por harmonização de critérios de classificação de perigos, rotulagem e dados de segurança diante da enorme diversidade de produtos químicos e diferenças entre legislações de diversos países. O Brasil possui legislação que estabelece a adoção do sistema e, apesar de sua implementação estar avançada no setor industrial, o tema ainda é pouco abordado nas instituições de ensino técnico e superior. Diante dos desafios para o manejo seguro de produtos químicos, é fundamental que a comunidade acadêmica promova a divulgação do sistema e o preparo adequado dos futuros profissionais. Este trabalho descreve uma atividade de divulgação e capacitação de professores de instituições técnicas de química de nível médio, a primeira do gênero estruturada para profissionais de nível técnico médio descrita na literatura nacional. A atividade enfocou a importância da rotulagem adequada, instruindo sobre informações fundamentais tanto para a produção quanto para a interpretação dos rótulos. Também foram abordados conceitos de armazenamento de produtos químicos em laboratórios de ensino.
Título en inglés
Challenges in the implementation of the GHS system in secondary level chemical technical education institutions
Palabras clave en inglés
Chemical safety
Chemical store
Health and environment
Resumen en inglés
The Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS) emerged from the demand for harmonization of hazard classification criteria, labelling, and safety data in the face of the enormous diversity of chemical products and differences between legislation in various countries. Brazil has legislation establishing the adoption of the system, and despite its implementation being advanced in the industrial sector, the topic is still poorly addressed in technical and higher education institutions. Given the challenges for safe chemical management, it is crucial that the academic community promotes the dissemination of the system and the appropriate preparation of future professionals. This work describes an activity of dissemination and training of teachers from technical institutions of chemistry at the secondary level, the first of its kind structured for professionals at the secondary technical level described in the national literature. The activity focused on the importance of proper labelling, instructing on key information for both the production and interpretation of labels. Concepts for storing chemical products in teaching laboratories were also addressed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.