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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.46.2023.tde-22112023-123718
Documento
Autor
Nome completo
Clayton da Silva Santana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Freire, Renato Sanches (Presidente)
Hewer, Thiago Lewis Reis
Soeira, Luciana Serra
Título em português
Os desafios na implantação do sistema GHS nas instituições de ensino técnico em química de nível médio
Palavras-chave em português
Armazenamento de produtos químicos
Saúde e meio ambiente
Segurança química
Resumo em português
O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) surgiu da demanda por harmonização de critérios de classificação de perigos, rotulagem e dados de segurança diante da enorme diversidade de produtos químicos e diferenças entre legislações de diversos países. O Brasil possui legislação que estabelece a adoção do sistema e, apesar de sua implementação estar avançada no setor industrial, o tema ainda é pouco abordado nas instituições de ensino técnico e superior. Diante dos desafios para o manejo seguro de produtos químicos, é fundamental que a comunidade acadêmica promova a divulgação do sistema e o preparo adequado dos futuros profissionais. Este trabalho descreve uma atividade de divulgação e capacitação de professores de instituições técnicas de química de nível médio, a primeira do gênero estruturada para profissionais de nível técnico médio descrita na literatura nacional. A atividade enfocou a importância da rotulagem adequada, instruindo sobre informações fundamentais tanto para a produção quanto para a interpretação dos rótulos. Também foram abordados conceitos de armazenamento de produtos químicos em laboratórios de ensino.
Título em inglês
Challenges in the implementation of the GHS system in secondary level chemical technical education institutions
Palavras-chave em inglês
Chemical safety
Chemical store
Health and environment
Resumo em inglês
The Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS) emerged from the demand for harmonization of hazard classification criteria, labelling, and safety data in the face of the enormous diversity of chemical products and differences between legislation in various countries. Brazil has legislation establishing the adoption of the system, and despite its implementation being advanced in the industrial sector, the topic is still poorly addressed in technical and higher education institutions. Given the challenges for safe chemical management, it is crucial that the academic community promotes the dissemination of the system and the appropriate preparation of future professionals. This work describes an activity of dissemination and training of teachers from technical institutions of chemistry at the secondary level, the first of its kind structured for professionals at the secondary technical level described in the national literature. The activity focused on the importance of proper labelling, instructing on key information for both the production and interpretation of labels. Concepts for storing chemical products in teaching laboratories were also addressed.
 
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Data de Publicação
2024-01-23
 
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