• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.46.2021.tde-11112021-170237
Documento
Autor
Nome completo
Mikhael Kimitoshi Abe
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Masini, Jorge Cesar (Presidente)
Santos, Marcos Alves dos
Serrano, Silvia Helena Pires
Título em português
Estratégias para determinação de cianeto dissociável por ácido forte em águas por análise em fluxo e cromatografia de íons
Palavras-chave em português
Análise em fluxo
Análises de águas
Cianeto
Cromatografia de íons
Difusão gasosa
Resumo em português
O íon cianeto (CN-) é um importante parâmetro de controle ambiental e de saúde devido ao seu potencial tóxico. Neste trabalho foram estudadas abordagens de análise em fluxo acoplada à cromatografia de íons com detecção amperométrica para a determinação do cianeto. Foram estudadas as interferências de ânions e metais comumente presentes em amostras de interesse ambiental e de saúde na quantificação de 70 µg L-1 de CN- que é a concentração máxima permitida deste contaminante em água potável. Através da adaptação de um sistema de diálise convertido em sistema de difusão gasosa foi obtida uma recuperação média de 95±9% de CN- em amostras de água potável e água natural com biota fortificadas com 40 e 100 µg L-1 de CN-. Os limites de detecção e quantificação do método foram experimentalmente estimados, com 95% de confiança, em 3,5 µg L-1 e 5,3 µg L-1 , respectivamente. Os resultados demonstraram que o sistema em fluxo acoplado à separação cromatográfica com detecção amperométrica confere boa seletividade e robustez para determinação de cianeto dissociável por ácido forte (SADCN) em águas.
Título em inglês
Strategies for strong acid dissociable cyanide determination in waters by flow analysis and ion chromatography
Palavras-chave em inglês
Cyanide
Flow analysis
Gas-diffusion
Ion chromatography
Water analysis
Resumo em inglês
Cyanide (CN-) is a parameter of interest for environmental and health controls due to its toxic potential. In this work, flow analysis approaches coupled with ion chromatography and amperometric detection were studied for cyanide determination. The effect of interfering anions commonly present in environmental samples were evaluated in the quantification of 70 µg L-1 CN- which is maximum allowable concentration of this contaminant in drinking water. Using a dialysis system converted into a gas-diffusion system, a mean recovery of 95±9% of CN- was achieved in spiked samples of drinking and natural water. The limits of detection and quantification were experimentally estimated as 3.5 µg L-1 and 5.3 µg L -1 , respectively. The results demonstrated that the flow-system coupled to chromatographic separation and amperometric detection provided good selectivity and robustness for strong acid dissociable cyanide (SADCN) determination in water samples.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-11-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.