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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-30012024-113301
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Vieira Bonangelo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Cordani, Lisbeth Kaiserlian (Presidente)
Paes, Angela Tavares
Silva, Claudia Borim da
Título em português
Educação Estatística na Escola Básica: introduzindo software CODAP na análise descritiva e árvore de decisão
Palavras-chave em português
Árvore de decisão
Ciência de dados
Educação Estatística
Estatística
Inteligência artificial
Resumo em português
A Educação Estatística é fundamental para compreender diversas informações do cotidiano. Outra possibilidade é explicar áreas e tecnologias em destaque nos meios de comunicação, como a Inteligência Artificial. Portanto, neste trabalho o objetivo foi verificar os assuntos estudados nas aulas de Estatística da escola e que possam explicar um algoritmo de Inteligência Artificial, por exemplo a Árvore de Decisão. Para isso, foi feito uma revisão da literatura para definir Estatística, Educação Estatística, Inteligência Artificial, Big Data e Ciência de Dados. Também foram realizadas duas Análises Exploratórias de Dados com duas bases de dados distintas, utilizando medidas de posição, de variação, gráficos uni e bivariados. Um dos dois conjuntos de dados analisados foi utilizado para ilustrar o funcionamento da Árvore de Decisão. Dessa forma, a análise de dados multivariados pode ser abordada de forma exploratória na Educação Básica.
Título em inglês
Statistical Education in Elementary School: introducing CODAP software in descriptive analysis and decision trees
Palavras-chave em inglês
Artificial intelligence
Data science
Decision tree
Statistics
Statistics Education
Resumo em inglês
Statistical education is fundamental to understanding a variety of everyday information. Another possibility is to explain areas and technologies highlighted in the media, such as Artificial Intelligence. Therefore, the aim of this work was to verify the subjects studied in Statistics classes at school that could explain an Artificial Intelligence algorithm, for example the Decision Tree. To do this, a literature review was carried out to define Statistics, Statistics Education, Artificial Intelligence, Big Data and Data Science. Two Exploratory Data Analyses were also carried out with two different databases, using measures of position, variation, uni- and bivariate graphs. One of the two sets of data analyzed was used to illustrate how the Decision Tree works. In this way, multivariate data analysis can be approached in an exploratory way in Basic Education.
 
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Data de Publicação
2024-01-31
 
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