• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2022.tde-27012023-114625
Documento
Autor
Nombre completo
Arlis dos Santos Amorim
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Motta, Cristina Dalva van Berghem
Santos, Vinicio de Macedo
Título en portugués
Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos
Palabras clave en portugués
Atitudes
Formal
Geogebra
Geometria
Intuitivo
Investigação matemática
Pontos notáveis de um triângulo
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem como objetivo central analisar as consequências pedagógicas do uso do Geogebra no processo de ensino e aprendizagem dos pontos notáveis de um triângulo em atividades de investigação matemática.. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizando uma pesquisa bibliográfica e uma análise de sequência de atividades, buscamos responder Quais são os impactos que uma sequência didática, constituída a partir dos pressupostos do processo investigativo, provoca nas atitudes dos estudantes em relação à matemática?. A sequência didática foi aplicada em três turmas de nono ano de uma escola da rede privada da zona sul de São Paulo. Cada turma era composta por 34 alunos, em média, e a pesquisa de campo foi realizada no período de 13 de outubro a 03 de novembro de 2021, percorrendo 6 aulas de 70 minutos. A partir da análise das construções, inferências feitas pelos discentes e das observações realizadas pelo pesquisador, foi possível concluir que a utilização do programa geogebra a uma sequência didática pautada em pressupostos investigativos, gerou um engajamento na construção dos conceitos acerca dos pontos notáveis dos triângulos e, além disso, percebemos indícios relacionados às mudanças na concepção/atitudes em relação ao ensino e aprendizagem.
Título en inglés
Between the formal and intuitive: The students attitudes in activities of mathematical investigations about notable points of triangle.
Palabras clave en inglés
Attitudes
Formal learning
Geogebra
Geometry
Intuitive learning
Mathematical investigation
Notable points of triangle
Resumen en inglés
The main objective of this research is to analyze pedagogical consequences of the use of Geogebra in teaching and learning process towards notable points of a triangle. Based on a qualitative perspective, with the use of bibliographic research and sequence of activities analysis, we seek to answer the following question: What impacts does a didactic sequence, based on investigative process assumptions, cause on student attitudes towards mathematics?. A specific didactic sequence was applied in three ninth grade groups of a private school in the south region of Sao Paulo. Each class consisted of 34 students, on average, and the field research was carried out from October 13 to November 3, 2021, covering 6 classes of 70 minutes each. Through the analysis of students' constructions, inferences made by them and observations made by the researcher, it was possible to conclude that the use of Geogebra program in a didactic sequence based on investigative assumptions generated engagement in the construction of concepts about notable points of triangles. In addition, we noticed evidence related to changes in conception/attitudes regarding teaching and learning process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-01-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.