• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-24052023-204850
Document
Auteur
Nom complet
Klaudia Craveiro da Cunha Moretta
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Brolezzi, Antonio Carlos (Président)
Lima, Wanessa Aparecida Trevizan de
Motta, Cristina Dalva van Berghem
Titre en portugais
Educação Financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada
Mots-clés en portugais
Dinheiro
Educação Financeira
Endividamento
Ensino básico
Finanças
Resumé en portugais
A Educação Financeira é uma área de pesquisa ainda não consolidada, muito aquém de outras, como a Educação Matemática, por exemplo. Quando abordada na escola, ao pouco que se sabe, ela não necessariamente inclui uma perspectiva educacional mais ampla, envolvendo os aspectos estruturais do consumismo e da analogia ecológica, nem tampouco aspectos comportamentais, emocionais ou críticos, inerentes à nossa capacidade de decidir quando o assunto é dinheiro. Carece também de uma atenção frente ao endividamento das famílias. Esta pesquisa é fruto, em conjunto, de uma investigação sobre as produções acadêmicas, sob diferentes visões e resultados em Educação Financeira, e das atividades de intervenções pedagógicas em dois grupos de estudo. As abordagens e narrativas presentes na Educação Financeira para o ensino podem apresentar os interesses mais antagônicos possíveis. Mesclando a revisão bibliográfica de caráter qualitativo exploratório com as atividades de intervenções práticas aplicadas, ampliamos a abordagem da Educação Financeira, sob diferentes ângulos. Visamos contribuir com suas caracterizações no ensino básico.
Titre en anglais
Financial Education at school: towards an expanded educational perspective
Mots-clés en anglais
Basic education
Finance
Financial Education
Indebtedness
Money
Resumé en anglais
Financial Education is an area of research that has not yet been consolidated, far behind others, such as Mathematics Education, for example. When approached at school, as little is known, it does not necessarily include a broader educational perspective, involving the structural aspects of consumerism and the ecological analogy, nor behavioral, emotional or critical aspects, inherent to our ability to decide when the subject and money. It also lacks attention in the face of household indebtedness. This research is the result, together, of an investigation into academic productions, under different views and results in Financial Education, and of pedagogical intervention activities in two study groups. The approaches and narratives present in Financial Education for teaching can present the most antagonistic interests possible. Merging the bibliographic review of an exploratory qualitative nature with the activities of applied practical interventions, we expanded the Financial Education approach, from different angles. We aim to contribute with their characterizations in basic education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
VERSAO_CORRIGIDA.pdf (6.09 Mbytes)
Date de Publication
2023-06-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.