• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-24052023-204850
Documento
Autor
Nombre completo
Klaudia Craveiro da Cunha Moretta
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Lima, Wanessa Aparecida Trevizan de
Motta, Cristina Dalva van Berghem
Título en portugués
Educação Financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada
Palabras clave en portugués
Dinheiro
Educação Financeira
Endividamento
Ensino básico
Finanças
Resumen en portugués
A Educação Financeira é uma área de pesquisa ainda não consolidada, muito aquém de outras, como a Educação Matemática, por exemplo. Quando abordada na escola, ao pouco que se sabe, ela não necessariamente inclui uma perspectiva educacional mais ampla, envolvendo os aspectos estruturais do consumismo e da analogia ecológica, nem tampouco aspectos comportamentais, emocionais ou críticos, inerentes à nossa capacidade de decidir quando o assunto é dinheiro. Carece também de uma atenção frente ao endividamento das famílias. Esta pesquisa é fruto, em conjunto, de uma investigação sobre as produções acadêmicas, sob diferentes visões e resultados em Educação Financeira, e das atividades de intervenções pedagógicas em dois grupos de estudo. As abordagens e narrativas presentes na Educação Financeira para o ensino podem apresentar os interesses mais antagônicos possíveis. Mesclando a revisão bibliográfica de caráter qualitativo exploratório com as atividades de intervenções práticas aplicadas, ampliamos a abordagem da Educação Financeira, sob diferentes ângulos. Visamos contribuir com suas caracterizações no ensino básico.
Título en inglés
Financial Education at school: towards an expanded educational perspective
Palabras clave en inglés
Basic education
Finance
Financial Education
Indebtedness
Money
Resumen en inglés
Financial Education is an area of research that has not yet been consolidated, far behind others, such as Mathematics Education, for example. When approached at school, as little is known, it does not necessarily include a broader educational perspective, involving the structural aspects of consumerism and the ecological analogy, nor behavioral, emotional or critical aspects, inherent to our ability to decide when the subject and money. It also lacks attention in the face of household indebtedness. This research is the result, together, of an investigation into academic productions, under different views and results in Financial Education, and of pedagogical intervention activities in two study groups. The approaches and narratives present in Financial Education for teaching can present the most antagonistic interests possible. Merging the bibliographic review of an exploratory qualitative nature with the activities of applied practical interventions, we expanded the Financial Education approach, from different angles. We aim to contribute with their characterizations in basic education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
VERSAO_CORRIGIDA.pdf (6.09 Mbytes)
Fecha de Publicación
2023-06-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.