• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-24052023-204850
Documento
Autor
Nome completo
Klaudia Craveiro da Cunha Moretta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Lima, Wanessa Aparecida Trevizan de
Motta, Cristina Dalva van Berghem
Título em português
Educação Financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada
Palavras-chave em português
Dinheiro
Educação Financeira
Endividamento
Ensino básico
Finanças
Resumo em português
A Educação Financeira é uma área de pesquisa ainda não consolidada, muito aquém de outras, como a Educação Matemática, por exemplo. Quando abordada na escola, ao pouco que se sabe, ela não necessariamente inclui uma perspectiva educacional mais ampla, envolvendo os aspectos estruturais do consumismo e da analogia ecológica, nem tampouco aspectos comportamentais, emocionais ou críticos, inerentes à nossa capacidade de decidir quando o assunto é dinheiro. Carece também de uma atenção frente ao endividamento das famílias. Esta pesquisa é fruto, em conjunto, de uma investigação sobre as produções acadêmicas, sob diferentes visões e resultados em Educação Financeira, e das atividades de intervenções pedagógicas em dois grupos de estudo. As abordagens e narrativas presentes na Educação Financeira para o ensino podem apresentar os interesses mais antagônicos possíveis. Mesclando a revisão bibliográfica de caráter qualitativo exploratório com as atividades de intervenções práticas aplicadas, ampliamos a abordagem da Educação Financeira, sob diferentes ângulos. Visamos contribuir com suas caracterizações no ensino básico.
Título em inglês
Financial Education at school: towards an expanded educational perspective
Palavras-chave em inglês
Basic education
Finance
Financial Education
Indebtedness
Money
Resumo em inglês
Financial Education is an area of research that has not yet been consolidated, far behind others, such as Mathematics Education, for example. When approached at school, as little is known, it does not necessarily include a broader educational perspective, involving the structural aspects of consumerism and the ecological analogy, nor behavioral, emotional or critical aspects, inherent to our ability to decide when the subject and money. It also lacks attention in the face of household indebtedness. This research is the result, together, of an investigation into academic productions, under different views and results in Financial Education, and of pedagogical intervention activities in two study groups. The approaches and narratives present in Financial Education for teaching can present the most antagonistic interests possible. Merging the bibliographic review of an exploratory qualitative nature with the activities of applied practical interventions, we expanded the Financial Education approach, from different angles. We aim to contribute with their characterizations in basic education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
VERSAO_CORRIGIDA.pdf (6.09 Mbytes)
Data de Publicação
2023-06-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.