• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Caio Cesar Santos Diniz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Giampaoli, Viviana (Président)
Jahn, Ana Paula
Lima, Claudia Regina Oliveira de Paiva
Titre en portugais
Uma análise crítica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio
Mots-clés en portugais
Ensino de estatística
Ensino-aprendizagem
Recursos educacionais abertos (REA)
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Resumé en portugais
A evolução das tecnologias, junto com a expansão do uso da internet têm nos propiciado uma gama de ferramentas que podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem na Educação Básica. Em particular, no contexto do ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio pode-se verificar a existência de numerosa quantidade de recursos educacionais para tal. Portanto, o problema que está colocado para o professor diz respeito à seleção criteriosa destes recursos para a sua utilização em sala de aula. Nesse sentido, por meio deste trabalho esperamos contribuir para o avanço deste tema propondo diferentes critérios de análise. O conjunto de critérios estabelecido mostrou-se consistente e adequado para a análise do recurso investigado e, podemos concluir que dependendo da qualidade do recurso e como este será utilizado pelo professor em sala de aula, ele poderá representar uma efetiva contribuição para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. Por outro lado, corre-se o risco que se um recurso não é previamente analisado, ele poderá eventualmente favorecer o desenvolvimento de conceitos estatísticos incorretos, bem como agravar algumas das dificuldades que já se façam existentes na sua aprendizagem.
Titre en anglais
A critical analysis of a digital open educational resource designed for the teaching-learning process of Statistics in high school
Mots-clés en anglais
Information and communication technologies (ICT)
Open educational resources (OER)
Teaching of statistics
Teaching-learning process
Resumé en anglais
The evolution of technologies, along with the spread of the internet use, has provided us a wide range of tools that may be used in the teaching-learning process on basic education. Particularly, in the context of the teaching-learning process of Statistics in high school, it is possible to verify the existence of a huge number of open educational resources for that purpose. Thus, the problem that teachers have to face concerns the careful assessment of these resources for their use in the classroom. Therefore, through this dissertation, we aim to contribute to the advance of this topic proposing different criteria of analysis. The established set of criteria proved to be consistent and appropriate for the analysis of the investigated resource. We are able to conclude that depending on the quality of the resource and how it will be used by the teacher in the classroom, it may represent an effective contribution to the teaching-learning process of Statistics in high school. On the other hand, there is a risk that if a resource is not previously analyzed, it may eventually endorse wrong statistics concepts, as well as aggravate pre-existent difficulties in their learning process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-04-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.