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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-19122023-152144
Documento
Autor
Nome completo
Iuri Naoto Nobre Ota
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Moretti, Vanessa Dias
Santos, Vinicio de Macedo
Título em português
A teoria da atividade e as construções geométricas na Educação de Jovens e Adultos sob o impacto da pandemia
Palavras-chave em português
Construções geométricas
Educação de Jovens e Adultos
Educação Matemática
Teoria da Atividade
Resumo em português
Esta pesquisa pretende discutir a importância das construções geométricas com régua e compasso na formação de conceitos e outros conteúdos geométricos com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A partir do materialismo histórico-dialético pudemos compreender o desenvolvimento da educação de adultos no Brasil até se tornar o que é a EJA hoje: uma educação voltada para formar força de trabalho mais bem capacitada. Também abordamos a história do ensino das construções geométricas, que por décadas foi uma disciplina própria e obrigatória em toda educação básica do país e hoje tornou-se apenas mais um conteúdo da disciplina de Matemática. Para compreendermos a relação que há na utilização de atividades práticas para o desenvolvimento de conceitos abstratos orientamos essa pesquisa pela psicologia histórico-cultural, desenvolvida por Lev. S. Vigotski e na Teoria da Atividade de A. Leontiev. A partir dessas teorias encontramos que o desenvolvimento dessas atividades, manuais e intelectuais, estão intimamente interligados, não podendo ser dissociados. Abordamos também a relação que há entre a Educação de Jovens e Adultos e o trabalho. Concluímos que não podemos substituir a educação utilitarista da EJA que busca apenas formar melhores trabalhadores braçais por sua antítese, uma educação puramente científico-humanista. A EJA deve continuar formando trabalhadores, mas trabalhadores que não meros vendedores de força de trabalho e sim trabalhadores conscientes do que produzem, como produzem e porque produzem. Realizamos entrevistas com um professor e estudantes da EJA para compreender como essa modalidade se adaptou ao ensino remoto imposto pela pandemia da COVID-19 e como nossas conclusões teóricas se apresentavam no cotidiano escolar dessas pessoas.
Título em inglês
The Theory of Activity and the geometric constructions in Youth and Adults Education under the impact of the pandemic
Palavras-chave em inglês
Activity Theory
Geometric constructions
Mathematics education
Youth and Adults Education
Resumo em inglês
This study intends to discuss the importance of geometric constructions with ruler and compass for the formation of concepts and other geometric contents with students of Youth and Adult Education. From the historical-dialectical materialism we were able to understand the development of adult education in Brazil until what became the Youth and Adults Education today: an education aimed at producing a better qualified workforce. We also approach the history of geometric constructions teaching, which for decades was its own and mandatory subject in all basic education in Brazil and today has become just one of the many subjects in Mathematics. In order to understand the relation that exists in using practical activities for the development of abstract concepts, we guided this research by historical-cultural psychology, developed by Lev. S. Vigotski and A. Leontievs Activity Theory. Based on these theories, we found that the development of these activities, both manual and intellectual, are closely intertwined and cannot be dissociated. We also approach the relation between Youth and Adult Education and labor. We concluded that we cannot replace the utilitarian education of the Youth and Adult Education that only seeks to produce better manual workers by its antithesis, a purely scientific-humanist education. Youth and Adult Education must continue graduating workers, but not workers who are mere sellers of their own workforce, it must graduate workers who are aware of what they produce, how they produce and why they produce. We conducted interviews with an EJA teacher and students to understand how this modality adapted to the remote teaching imposed by the COVID-19 pandemic and how our theoretical conclusions were presented in these people's school routine.
 
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Data de Publicação
2024-01-03
 
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