• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2020.tde-19012020-134305
Documento
Autor
Nome completo
Diana Simões Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Giampaoli, Viviana (Presidente)
Machado, Daniel Miranda
Silva, Mauren Porciúncula Moreira da
Título em português
Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental
Palavras-chave em português
Currículo em espiral
Educação básica
Estatística
Variáveis aleatórias
Resumo em português
A presente dissertação tem como objetivo propor o ensino de estatística na educação básica por meio de um currículo em espiral. Inicialmente é apresentado um panorama do ensino de estatística e em qual contexto esta ciência foi incluída na educação básica. O principal referencial teórico é Bruner (1973), que propõe um currículo em espiral. Também utilizamos como referências teóricas, os trabalhos de Batanero (2000) e Heitele (1975), que propõe dez ideias fundamentais para o ensino de estatística, e variável aleatória é uma delas, e o trabalho de Ruiz; Huerta; Batanero (2011). Apresentamos, ainda, três exemplos voltados para os anos finais do ensino fundamental, que abordam os conceitos básicos de probabilidade e, principalmente, de variáveis aleatórias e, em seguida, fazemos a sistematização dos conceitos, relacionando-os com os exemplos apresentados. Por fim, foi realizada uma breve análise da abordagem adotada em dois livros utilizados no curso de licenciatura em matemática no Instituto de Matemática e estatística da USP.
Título em inglês
The challenges of teaching and learning random variables in elementary school
Palavras-chave em inglês
Basic education
Random variables
Spiral curriculum
Statistic
Resumo em inglês
The present work aims to propose the teaching of basic statistics through a spiral curriculum. Initially an overview of the teaching of statistics is presented and in what context this science was included in basic education. The main theoretical reference of this work is Bruner (1973), who makes a spiral curriculum. Also uses as theoretical references the works of Batanero (2000) and Heitele (1975), which publishes ten fundamental ideas for teaching statistics and one of them is random variable and the work of Ruiz; Huerta; Batanero (2011). In this paper, we present three examples for the final years of elementary school, which deal with the basic concepts of probability and mainly random variables, and then we use the systematization of concepts, always making the relationship with the examples cited. Finally, a brief analysis of the approach adopted in two books used in the undergraduate mathematics course of the USP Institute of Mathematics and Statistics was performed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
diana_ok.pdf (1.03 Mbytes)
Data de Publicação
2020-01-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.