• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2020.tde-19012020-134305
Document
Auteur
Nom complet
Diana Simões Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Giampaoli, Viviana (Président)
Machado, Daniel Miranda
Silva, Mauren Porciúncula Moreira da
Titre en portugais
Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Currículo em espiral
Educação básica
Estatística
Variáveis aleatórias
Resumé en portugais
A presente dissertação tem como objetivo propor o ensino de estatística na educação básica por meio de um currículo em espiral. Inicialmente é apresentado um panorama do ensino de estatística e em qual contexto esta ciência foi incluída na educação básica. O principal referencial teórico é Bruner (1973), que propõe um currículo em espiral. Também utilizamos como referências teóricas, os trabalhos de Batanero (2000) e Heitele (1975), que propõe dez ideias fundamentais para o ensino de estatística, e variável aleatória é uma delas, e o trabalho de Ruiz; Huerta; Batanero (2011). Apresentamos, ainda, três exemplos voltados para os anos finais do ensino fundamental, que abordam os conceitos básicos de probabilidade e, principalmente, de variáveis aleatórias e, em seguida, fazemos a sistematização dos conceitos, relacionando-os com os exemplos apresentados. Por fim, foi realizada uma breve análise da abordagem adotada em dois livros utilizados no curso de licenciatura em matemática no Instituto de Matemática e estatística da USP.
Titre en anglais
The challenges of teaching and learning random variables in elementary school
Mots-clés en anglais
Basic education
Random variables
Spiral curriculum
Statistic
Resumé en anglais
The present work aims to propose the teaching of basic statistics through a spiral curriculum. Initially an overview of the teaching of statistics is presented and in what context this science was included in basic education. The main theoretical reference of this work is Bruner (1973), who makes a spiral curriculum. Also uses as theoretical references the works of Batanero (2000) and Heitele (1975), which publishes ten fundamental ideas for teaching statistics and one of them is random variable and the work of Ruiz; Huerta; Batanero (2011). In this paper, we present three examples for the final years of elementary school, which deal with the basic concepts of probability and mainly random variables, and then we use the systematization of concepts, always making the relationship with the examples cited. Finally, a brief analysis of the approach adopted in two books used in the undergraduate mathematics course of the USP Institute of Mathematics and Statistics was performed.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
diana_ok.pdf (1.03 Mbytes)
Date de Publication
2020-01-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2023. Tous droits réservés.