• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2020.tde-19012020-134305
Documento
Autor
Nombre completo
Diana Simões Ferreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Giampaoli, Viviana (Presidente)
Machado, Daniel Miranda
Silva, Mauren Porciúncula Moreira da
Título en portugués
Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Currículo em espiral
Educação básica
Estatística
Variáveis aleatórias
Resumen en portugués
A presente dissertação tem como objetivo propor o ensino de estatística na educação básica por meio de um currículo em espiral. Inicialmente é apresentado um panorama do ensino de estatística e em qual contexto esta ciência foi incluída na educação básica. O principal referencial teórico é Bruner (1973), que propõe um currículo em espiral. Também utilizamos como referências teóricas, os trabalhos de Batanero (2000) e Heitele (1975), que propõe dez ideias fundamentais para o ensino de estatística, e variável aleatória é uma delas, e o trabalho de Ruiz; Huerta; Batanero (2011). Apresentamos, ainda, três exemplos voltados para os anos finais do ensino fundamental, que abordam os conceitos básicos de probabilidade e, principalmente, de variáveis aleatórias e, em seguida, fazemos a sistematização dos conceitos, relacionando-os com os exemplos apresentados. Por fim, foi realizada uma breve análise da abordagem adotada em dois livros utilizados no curso de licenciatura em matemática no Instituto de Matemática e estatística da USP.
Título en inglés
The challenges of teaching and learning random variables in elementary school
Palabras clave en inglés
Basic education
Random variables
Spiral curriculum
Statistic
Resumen en inglés
The present work aims to propose the teaching of basic statistics through a spiral curriculum. Initially an overview of the teaching of statistics is presented and in what context this science was included in basic education. The main theoretical reference of this work is Bruner (1973), who makes a spiral curriculum. Also uses as theoretical references the works of Batanero (2000) and Heitele (1975), which publishes ten fundamental ideas for teaching statistics and one of them is random variable and the work of Ruiz; Huerta; Batanero (2011). In this paper, we present three examples for the final years of elementary school, which deal with the basic concepts of probability and mainly random variables, and then we use the systematization of concepts, always making the relationship with the examples cited. Finally, a brief analysis of the approach adopted in two books used in the undergraduate mathematics course of the USP Institute of Mathematics and Statistics was performed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
diana_ok.pdf (1.03 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-01-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.