• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-18072023-212900
Documento
Autor
Nome completo
Douglas Takasu Bomfim de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Carvalho, Henrique Marins de
Prado, Marília
Título em português
A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática
Palavras-chave em português
Ensino de matemática
Maker
Mão na massa
Proporcionalidade
Resumo em português
Através da necessidade da mudança e adaptação das novas realidades trazidas pelas tecnologias nas escolas e pelo seu uso cada vez mais intenso por parte dos estudantes e da sociedade como um todo. Uma atualização nos métodos e formas de ensinar e aprender a Matemática é necessária. A Cultura Maker vem revolucionando os meios de produção e movimentando as pessoas para colocarem a mão na massa em suas casas e através de espaços maker. Com as entrevistas realizadas e as pesquisas bibliográficas feitas pudemos construir uma proposta de atividade maker que auxilie no ensino de proporcionalidade. Para este desafio, a cultura maker contribuiu com grande valia, por meio de seus princípios e com o auxílio da tecnologia na modelagem e na fabricação digital, via máquina de corte a laser. Realizamos a construção e a aplicação desta experiência no Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP).
Título em inglês
Proportional reasoning through maker culture in mathematics education
Palavras-chave em inglês
Hands on
Maker
Mathematical education
Proportionality
Resumo em inglês
Through the need for change and adaptation to the new realities brought by technologies in schools and their increasingly intense use by students and society as a whole, an update in methods and forms of teaching and learning mathematics is necessary. The Maker Culture has been revolutionizing production methods and moving people to get their hands on in their homes and through makerspaces. By interviews and bibliographic research, we were able to create a proposal for a maker activity that helps teach proportionality. For this challenge, the Maker Culture contributed greatly, through its principles and with the aid of technology in modeling and digital fabrication, via laser cutting machines. We carried out the construction and application of this experience at the Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), in the training of teachers from the Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-07-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.