• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-18072023-212900
Document
Auteur
Nom complet
Douglas Takasu Bomfim de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Brolezzi, Antonio Carlos (Président)
Carvalho, Henrique Marins de
Prado, Marília
Titre en portugais
A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática
Mots-clés en portugais
Ensino de matemática
Maker
Mão na massa
Proporcionalidade
Resumé en portugais
Através da necessidade da mudança e adaptação das novas realidades trazidas pelas tecnologias nas escolas e pelo seu uso cada vez mais intenso por parte dos estudantes e da sociedade como um todo. Uma atualização nos métodos e formas de ensinar e aprender a Matemática é necessária. A Cultura Maker vem revolucionando os meios de produção e movimentando as pessoas para colocarem a mão na massa em suas casas e através de espaços maker. Com as entrevistas realizadas e as pesquisas bibliográficas feitas pudemos construir uma proposta de atividade maker que auxilie no ensino de proporcionalidade. Para este desafio, a cultura maker contribuiu com grande valia, por meio de seus princípios e com o auxílio da tecnologia na modelagem e na fabricação digital, via máquina de corte a laser. Realizamos a construção e a aplicação desta experiência no Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP).
Titre en anglais
Proportional reasoning through maker culture in mathematics education
Mots-clés en anglais
Hands on
Maker
Mathematical education
Proportionality
Resumé en anglais
Through the need for change and adaptation to the new realities brought by technologies in schools and their increasingly intense use by students and society as a whole, an update in methods and forms of teaching and learning mathematics is necessary. The Maker Culture has been revolutionizing production methods and moving people to get their hands on in their homes and through makerspaces. By interviews and bibliographic research, we were able to create a proposal for a maker activity that helps teach proportionality. For this challenge, the Maker Culture contributed greatly, through its principles and with the aid of technology in modeling and digital fabrication, via laser cutting machines. We carried out the construction and application of this experience at the Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), in the training of teachers from the Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-07-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.