• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-18072023-212900
Documento
Autor
Nombre completo
Douglas Takasu Bomfim de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Brolezzi, Antonio Carlos (Presidente)
Carvalho, Henrique Marins de
Prado, Marília
Título en portugués
A proporcionalidade por meio da cultura maker no ensino de matemática
Palabras clave en portugués
Ensino de matemática
Maker
Mão na massa
Proporcionalidade
Resumen en portugués
Através da necessidade da mudança e adaptação das novas realidades trazidas pelas tecnologias nas escolas e pelo seu uso cada vez mais intenso por parte dos estudantes e da sociedade como um todo. Uma atualização nos métodos e formas de ensinar e aprender a Matemática é necessária. A Cultura Maker vem revolucionando os meios de produção e movimentando as pessoas para colocarem a mão na massa em suas casas e através de espaços maker. Com as entrevistas realizadas e as pesquisas bibliográficas feitas pudemos construir uma proposta de atividade maker que auxilie no ensino de proporcionalidade. Para este desafio, a cultura maker contribuiu com grande valia, por meio de seus princípios e com o auxílio da tecnologia na modelagem e na fabricação digital, via máquina de corte a laser. Realizamos a construção e a aplicação desta experiência no Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP).
Título en inglés
Proportional reasoning through maker culture in mathematics education
Palabras clave en inglés
Hands on
Maker
Mathematical education
Proportionality
Resumen en inglés
Through the need for change and adaptation to the new realities brought by technologies in schools and their increasingly intense use by students and society as a whole, an update in methods and forms of teaching and learning mathematics is necessary. The Maker Culture has been revolutionizing production methods and moving people to get their hands on in their homes and through makerspaces. By interviews and bibliographic research, we were able to create a proposal for a maker activity that helps teach proportionality. For this challenge, the Maker Culture contributed greatly, through its principles and with the aid of technology in modeling and digital fabrication, via laser cutting machines. We carried out the construction and application of this experience at the Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), in the training of teachers from the Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-07-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.