• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2023.tde-15082023-133111
Document
Auteur
Nom complet
Felipe Garcia dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Dias, David Pires (Président)
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Silva, Márcio Fabiano da
Titre en portugais
Educação Financeira e inflação: uma proposta de cenário para investigação para o ensino de jovens, adultos e idosos
Mots-clés en portugais
Aprendizagem significativa
Cenários para investigação
Educação Financeira
Inflação
Resumé en portugais
Este trabalho pretende apresentar uma proposta didática sobre Educação Financeira, mais especificamente inflação. Muito se fala, nos meios de comunicação, sobre inflação e como ela tem impactado o poder de compra dos indivíduos, mas quando os alunos são questionados sobre o que é inflação, como é calculada e qual é a sua relação com o índice de preços, inclusive qual é o índice oficial, ouve-se respostas confusas e incorretas. Baseado nas ideias de Ole Skovsmose e Ausubel, com os ambientes de aprendizagem e Aprendizagem Significativa, objetiva-se construir um cenário para investigação para que os integrantes desta pesquisa construam um índice inflacionário baseado em uma cesta de produtos e serviços elaborada por eles. Pretende-se assim, estabelecer relações entre o conteúdo abordado e o contexto social e financeiro desses estudantes com o intuito de construir uma atividade significativa a esses estudantes.
Titre en anglais
Financial Education and inflation: a proposal for a research scenario for the teaching of youth, adults and elderly
Mots-clés en anglais
Financial Education
Inflation
Meaningful learning
Scenarios for research
Resumé en anglais
This paper aims to present a didactic proposal on Financial Education, more specifically inflation. Much is said in the media about inflation and how it has impacted the purchasing power of individuals, but when students are asked what inflation is, how it is calculated and what is its relationship with the price index, including what the official index is, one hears confusing and incorrect answers.Based on the ideas of Ole Skovsmose and Ausubel, with the learning environments and Meaningful Learning, the objective is to build a scenario for investigation so that the members of this research build an inflationary index based on a basket of goods and services elaborated by them. It is intended to establish relationships between the content addressed and the social and financial context of these students in order to build a meaningful activity for these students.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
FELIPE.pdf (9.19 Mbytes)
Date de Publication
2024-01-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.