• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2024.tde-14032024-092334
Documento
Autor
Nome completo
Débora Cardoso do Amaral
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Valle, Júlio César Augusto do (Presidente)
Allevato, Norma Suely Gomes
Mazzi, Lucas Carato
Título em português
Educação Financeira através da Resolução de Problemas Escambo, orçamento familiar e orçamento público
Palavras-chave em português
Educação Financeira
Ensino Fundamental
Pesquisa-ação
Resolução de problemas
Resumo em português
A presente dissertação apresenta uma proposta pedagógica elaborada e realizada com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Santos (SP) com o objetivo de tematizar a Educação Financeira sob uma perspectiva crítica através da Resolução de Problemas, concebendo-a nas dimensões de ensino-aprendizagem-avaliação. Para isso, a Resolução de Problemas como metodologia é explicada na Fundamentação Teórica desta dissertação; capítulo este em que também há a apresentação de uma proposta curricular para se trabalhar o tema da Educação Financeira sob a perspectiva crítica enunciada. O tema pode, inclusive, ser identificado no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Metodologicamente, este trabalho se inspira em elementos da Pesquisa-ação. No desenvolvimento, há o relato da experiência realizada com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de Santos-SP ao longo do segundo semestre de 2023. Durante a experiência, promoveu-se a resolução de três problemas: o primeiro, relativo à prática de escambo; o segundo tratando do orçamento familiar/doméstico; e o terceiro, do orçamento público do município.
Título em inglês
Financial Education through Problem Solving Barter, family budget and public budget
Palavras-chave em inglês
Action research
Elementary School
Financial education
Problem solving
Resumo em inglês
This dissertation presents a pedagogical proposal elaborated and carried out with students in the sixth year of Elementary Public School in the city of Santos (SP) with the objective of discussing Financial Education from a critical perspective through Problem Solving, conceiving it in the dimensions of teaching-learning-evaluation. To this end, Problem Solving as a methodology is explained in the Theoretical Foundation of this dissertation; This chapter also presents a curricular proposal to work on the topic of Financial Education from the critical perspective outlined. The theme can even be identified in the text of the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Financial Education Strategy (ENEF). Methodologically, this work is inspired by elements of Action Research. In the development, there is a report on the experience carried out with students in the sixth year of Elementary School in a municipal school in the city of Santos-SP throughout the second semester of 2023. During the experience, the resolution of three problems was promoted: the first, relating to the practice of barter; the second dealing with the family/domestic budget; and the third, from the municipalitys public budget.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-04-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.