• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2020.tde-09032020-144721
Document
Auteur
Nom complet
Pedro Pereira da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Dias, David Pires (Président)
Milani, Raquel
Silva, Márcio Fabiano da
Titre en portugais
Educação Financeira: uma proposta de cenário para investigação no Ensino Fundamental
Mots-clés en portugais
Cenários para investigação
Educação Financeira
Educação Matemática Crítica
Escola pública
Resumé en portugais
Este trabalho apresenta uma proposta de um cenário para investigação com referências a elementos da vida real no Ensino Fundamental II. O objetivo desta proposta é provocar reflexões sobre a valorização da escola pública e desenvolver atividades que permitam trabalhar temas da Educação Financeira, em particular a elaboração de orçamentos e a gestão de despesas. O desenvolver da pesquisa ancorou-se nos pressupostos da Educação Matemática Crítica, em especial os cenários para investigação. A aplicação das atividades foi realizada em uma escola da rede municipal de São Paulo com alunos de 90 ano em que o pesquisador atua como professor dessas turmas. Foram realizadas duas aplicações. Um projeto piloto em 2018, onde tivemos indícios de que as atividades propostas fomentavam discussões que iam ao encontro do que objetivávamos no projeto, e a partir dessa primeira experiência, aprimoramos as atividades e fizemos as modificações que julgamos necessárias. Feito isso, realizamos uma segunda aplicação em 2019. Ao longo da pesquisa obtivemos resultados de que, um ambiente de aprendizagem, iniciado a partir de um cenário para investigação com elementos da vida real, favorece uma educação que pode contribuir para o engajamento e a formação crítica dos alunos, seja na transformação de suas ações como também na preocupação do bem coletivo ao refletirem sobre a importância da escola pública, do cuidar e valorizar. Outro resultado que destacamos é em relação as contribuições na prática docente. O cenário para investigação pode estabelecer um ambiente de aprendizagem com atividades mais significativas para os alunos, além disso, é de um potencial enriquecedor no amadurecimento docente, e em nossos resultados destacaremos os desafios e aprendizados possibilitados ao nos colocarmos em zona de risco.
Titre en anglais
Financial Education: a scenario proposal for research in fundamental education
Mots-clés en anglais
Critical Mathematics Education
Financial Education
Public school
Scenarios for research
Resumé en anglais
This paper presents a proposal of a scenario for research with references to real-life elements in fundamental education II. The objective of this proposal is to provoke reflections on the valorization of public schools and develop activities that allow working themes of Financial Education, in particular budgeting and expenditure management. The research development was anchored in the assumptions of Critical Mathematical Education, especially the scenarios for research. The application of the activities was performed in a school of the municipal network of São Paulo with ninth-year students in which the researcher acts as a teacher of these classes. Two applications were performed. A pilot project in 2018, where we had indications that the proposed activities fostered discussions that met what we objected to in the project, and from this first experience, we improved activities and made the modifications we deem necessary. Once this is done, we carried out a second application in 2019. Throughout the research we obtained results that, a learning environment, started from a scenario for research with real-life elements, encourages an education that can contribute to the engagement and critical training of students, transformation of their actions as well as in the concern of the collective good when reflecting on the importance of public school, caring and valuing. Another result that we highlight is in relation to contributions in teaching practice. The research scenario can establish a learning environment with more meaningful activities for students, in addition, it is an enriching potential in teacher maturation, and in our results we will highlight the challenges and learnings made possible by putting ourselves in a risk zone.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
PEDRO.pdf (9.38 Mbytes)
Date de Publication
2020-03-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.