• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-07072020-225332
Documento
Autor
Nombre completo
Thiago Picos de Morais
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Magalhaes, Marcos Nascimento (Presidente)
Lopes, Antônio José
Ninin, Maria Otilia Guimarães
Título en portugués
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade
Palabras clave en portugués
Educação básica
Educação estatística
Probabilidade
Produção de vídeos
Vídeo
Resumen en portugués
Tendo como pressuposto que o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental pode se utilizar das novas tecnologias, foi proposta, neste trabalho, a investigação das possíveis contribuições da criação de vídeos digitais como recurso didático para auxiliar o desenvolvimento de conceitos relativos à probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho, discutimos aspectos do ensino-aprendizagem de Probabilidade, suas definições/interpretações e sua presença em alguns documentos oficiais. Além disso, descrevemos algumas das dificuldades conceituais para o seu desenvolvimento junto aos estudantes. São apresentadas também ideias referentes ao uso de metodologias ativas no contexto escolar, que buscam fornecer ao estudante um lugar de protagonismo em sala de aula, incluindo reflexões a respeito do uso de vídeo como recurso de ensino. Com base na breve análise de um projeto piloto, foi descrita e analisada uma proposta de trabalho aplicada com alunos de nono ano de Ensino Fundamental de uma escola privada de São Paulo, visando proporcionar reflexões acerca do conteúdo de probabilidade, utilizando o vídeo como criação coletiva. Neste trabalho de campo, foi possível acompanhar o processo de trabalho dos alunos, bem como analisar os resultados apresentados. Por meio dessas análises, de aplicações de questionários, de entrevistas e de gravações, notou-se avanços no que diz respeito à compreensão conceitual acerca do tema bem como importantes contribuições na formação de um aluno autônomo diante de sua aprendizagem.
Título en inglés
Digital video making in the teaching-learning of Probability
Palabras clave en inglés
Basic education
Education
Probability
Production of videos
Statistics
Video
Resumen en inglés
Considering that the teaching-learning process of Mathematics in Elementary School can make use of new technologies, this paper investigates the possible contribution of the making of digital videos as a didactic resource to help the study of probability related concepts in the final years of elementary school. Throughout the paper, we discuss aspects of probability teaching and learning, their definitions / interpretations and their presence in some official documents. In addition, we describe some of the conceptual difficulties for its development with students. Furthermore, some aspects concerning the use of videos as a teaching resource are presented, besides ideas regarding the use of active methodologies in the school context. Those methodologies seek to bestow the student with a leading role in the classroom. Based on the analysis conducted on a first experiment, a work proposal for ninth grade students from a private school in São Paulo was described and analyzed, aiming to reflect about the content of probability and the use of videos as a collective creation in the scope of this area. During the field research, it was possible to watch the work process of students, as well as analize the results presented. By consideration of the analizes done, the questionnaires given, the interviews and recordings, it was possible to notice improvement regarding the comprehension of concepts related to the theme, in addintion to great contribution to the general formation of the independent student and their learning process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-01-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.