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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2022.tde-05082022-165424
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Dutra de Araújo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Giampaoli, Viviana (Presidente)
Carvalho, João Vinícius de França
Nunes, Luciana Neves
Título em português
O ensino de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional
Palavras-chave em português
Associação estatística
Correlação
Ensino Médio
Pesquisa baseada em design
Sequência de ensino
Resumo em português
Identificar corretamente associações entre variáveis é imprescindível para que um indivíduo possa realizar uma interpretação correta e crítica de vários fenômenos presentes na natureza e na sociedade da qual ele faz parte. Para descrever esse tipo de associação, um método bastante relevante é o uso de modelos de regressão linear, os quais possibilitam que os indivíduos desenvolvam habilidades vinculadas a um tipo de raciocínio específico denominado raciocínio correlacional. Nesta dissertação, apresentou-se uma sequência de ensino de modelos de regressão linear para estudantes do Ensino Médio baseada na metodologia da Pesquisa Baseada em Design (DBR) que permite desenvolver o raciocínio correlacional. Introduzir modelos de regressão linear na Educação Básica é assunto que está presente em diversos currículos internacionais, inclusive no Brasil por meio da Base Nacional Comum Curricular. Após a apresentação da sequência, discutiu-se suas conexões com a DBR e analisou-se os potenciais resultados de sua aplicação.
Título em inglês
Teaching linear regression models in High School: a proposal aiming at the development of correlational reasoning
Palavras-chave em inglês
Correlation
Design-based research
High School
Statistical association
Teaching sequence
Resumo em inglês
Identifying associations among variables correctly is essential to an individual can make a correct and critical interpretation of various phenomena present in nature and in the society of which he is a part. To describe this kind of association, a very relevant method is using linear regression models, which allow individuals to develop skills linked to a specific reasoning called correlational reasoning. In this thesis, it was presented a teaching-learning sequence of linear regression models for High School students based on the Design-Based Research (DBR) methodology which allows the development of correlational reasoning. Introducing linear regression models in High School is a subject that is present in several international curricula, including the Brazilian one. After the presentation of the sequence, it was discussed its connections with DBR and analyzed the potential results of its application.
 
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Data de Publicação
2022-08-15
 
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