• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2022.tde-05082022-165424
Document
Auteur
Nom complet
Thiago Dutra de Araújo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Giampaoli, Viviana (Président)
Carvalho, João Vinícius de França
Nunes, Luciana Neves
Titre en portugais
O ensino de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional
Mots-clés en portugais
Associação estatística
Correlação
Ensino Médio
Pesquisa baseada em design
Sequência de ensino
Resumé en portugais
Identificar corretamente associações entre variáveis é imprescindível para que um indivíduo possa realizar uma interpretação correta e crítica de vários fenômenos presentes na natureza e na sociedade da qual ele faz parte. Para descrever esse tipo de associação, um método bastante relevante é o uso de modelos de regressão linear, os quais possibilitam que os indivíduos desenvolvam habilidades vinculadas a um tipo de raciocínio específico denominado raciocínio correlacional. Nesta dissertação, apresentou-se uma sequência de ensino de modelos de regressão linear para estudantes do Ensino Médio baseada na metodologia da Pesquisa Baseada em Design (DBR) que permite desenvolver o raciocínio correlacional. Introduzir modelos de regressão linear na Educação Básica é assunto que está presente em diversos currículos internacionais, inclusive no Brasil por meio da Base Nacional Comum Curricular. Após a apresentação da sequência, discutiu-se suas conexões com a DBR e analisou-se os potenciais resultados de sua aplicação.
Titre en anglais
Teaching linear regression models in High School: a proposal aiming at the development of correlational reasoning
Mots-clés en anglais
Correlation
Design-based research
High School
Statistical association
Teaching sequence
Resumé en anglais
Identifying associations among variables correctly is essential to an individual can make a correct and critical interpretation of various phenomena present in nature and in the society of which he is a part. To describe this kind of association, a very relevant method is using linear regression models, which allow individuals to develop skills linked to a specific reasoning called correlational reasoning. In this thesis, it was presented a teaching-learning sequence of linear regression models for High School students based on the Design-Based Research (DBR) methodology which allows the development of correlational reasoning. Introducing linear regression models in High School is a subject that is present in several international curricula, including the Brazilian one. After the presentation of the sequence, it was discussed its connections with DBR and analyzed the potential results of its application.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-08-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.