• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2022.tde-05082022-165424
Documento
Autor
Nombre completo
Thiago Dutra de Araújo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Giampaoli, Viviana (Presidente)
Carvalho, João Vinícius de França
Nunes, Luciana Neves
Título en portugués
O ensino de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional
Palabras clave en portugués
Associação estatística
Correlação
Ensino Médio
Pesquisa baseada em design
Sequência de ensino
Resumen en portugués
Identificar corretamente associações entre variáveis é imprescindível para que um indivíduo possa realizar uma interpretação correta e crítica de vários fenômenos presentes na natureza e na sociedade da qual ele faz parte. Para descrever esse tipo de associação, um método bastante relevante é o uso de modelos de regressão linear, os quais possibilitam que os indivíduos desenvolvam habilidades vinculadas a um tipo de raciocínio específico denominado raciocínio correlacional. Nesta dissertação, apresentou-se uma sequência de ensino de modelos de regressão linear para estudantes do Ensino Médio baseada na metodologia da Pesquisa Baseada em Design (DBR) que permite desenvolver o raciocínio correlacional. Introduzir modelos de regressão linear na Educação Básica é assunto que está presente em diversos currículos internacionais, inclusive no Brasil por meio da Base Nacional Comum Curricular. Após a apresentação da sequência, discutiu-se suas conexões com a DBR e analisou-se os potenciais resultados de sua aplicação.
Título en inglés
Teaching linear regression models in High School: a proposal aiming at the development of correlational reasoning
Palabras clave en inglés
Correlation
Design-based research
High School
Statistical association
Teaching sequence
Resumen en inglés
Identifying associations among variables correctly is essential to an individual can make a correct and critical interpretation of various phenomena present in nature and in the society of which he is a part. To describe this kind of association, a very relevant method is using linear regression models, which allow individuals to develop skills linked to a specific reasoning called correlational reasoning. In this thesis, it was presented a teaching-learning sequence of linear regression models for High School students based on the Design-Based Research (DBR) methodology which allows the development of correlational reasoning. Introducing linear regression models in High School is a subject that is present in several international curricula, including the Brazilian one. After the presentation of the sequence, it was discussed its connections with DBR and analyzed the potential results of its application.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-08-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.