• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2020.tde-04022020-003640
Documento
Autor
Nombre completo
Thales Graça Athanasio
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Valério, Barbara Corominas (Presidente)
Silva, Márcio Fabiano da
Traldi Junior, Armando
Título en portugués
Geometria esférica: uma proposta de introdução no Ensino Médio a partir da geometria na esfera
Palabras clave en portugués
Geometria da Terra
Geometria esférica
Geometria não-euclidiana
Resumen en portugués
Este trabalho teve como objetivo analisar possibilidades e desafios de inserir conceitos e procedimento de geometria na esfera, para que fosse introduzida a geometria esférica para alunos do ensino médio a partir da fala de um grupo de professores. Foi realizado um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação, pois o pesquisador exerceu o papel de elaborador de uma sequência de atividades e a desenvolveu com o grupo de professores. O estudo foi desenvolvido em dois diferentes momentos, sendo um caracterizado como estudo piloto com seis professores e outro com vinte. Ao final do estudo é possível afirmar que os problemas de geometria na esfera propostos possibilitaram desafiar os professores na busca de novos conhecimentos, uma vez que alguns não estavam familiarizados com aqueles conceitos. Ainda assim, após a apresentação, vários professores se mostraram receptíveis em levar para sala de aula situações semelhantes e mostraram que há vantagens substanciais em introduzir isso aos alunos. Nenhum professor disse haver desvantagens em se falar disso em sala de aula, ainda que alguns consideraram que os problemas são difíceis para os alunos. Percebe-se, no entanto, que esses professores foram os que tiveram mais dificuldades em resolver as questões. Com isso, acredito ter entendido alguns dos reveses que fazem esse tópico não ser abordado em sala de aula, mas mostro que é possível introduzir esse assunto em sala de aula.
Título en inglés
Spherical geometry: a proposal for introduction to high school from geometry in the sphere
Palabras clave en inglés
Globes geometry
Non-euclidian geometry
Spherical geometry
Resumen en inglés
This work aimed to analyze possibilities and challenges of inserting concepts and procedure of geometry in the sphere, so that spherical geometry was introduced for high school students from the speech of a group of teachers. A qualitative action research study was conducted, as the researcher played the role of elaborator of a sequence of activities and developed it with the group of teachers. The study was developed in two different moments, one characterized as a pilot study with six teachers and another with twenty. At the end of the study it is possible to state that the proposed geometry problems in the sphere made it possible to challenge teachers in the search for new knowledge, since some were not familiar with those concepts. Still, after the presentation, several teachers were receptive to bring similar situations into the classroom and showed that there are substantial advantages in introducing this to students. No teacher said there were disadvantages to talking about this in the classroom, although some thought the problems were difficult for students. However, it is noticed that these teachers had more difficulties in solving those questions. With this, I believe I have understood some of the setbacks that make this topic not addressed in the classroom, but I show that it is possible to introduce this subject in the classroom.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Dissertacao.pdf (2.65 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-02-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.