Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2016.tde-03102019-155843
Documento
Autor
Nome completo
Marco Antonio da Silva Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Jahn, Ana Paula (Presidente)
Galvao, Maria Elisa Esteves Lopes
Machado, Nilson Jose
Título em português
Transformações geométricas planas: um estudo experimental e dinâmico
Palavras-chave em português
Atividades didáticas
Geometria dinâmica
Máquinas matemáticas
Transformações geométricas
Resumo em português
O presente estudo tem como objetivo fornecer subsídios para uma proposta de ensino- aprendizagem de conteúdos relativos às Transformações Geométricas planas com a utiliza- ção de software de Geometria Dinâmica, associado a Máquinas Matemáticas, visando como público-alvo alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Partindo de questões que envolvem tanto o ensino quanto a aprendizagem, ou mais especificamente, a apropriação do conceito de transformação geométrica por parte dos alunos, busca-se investigar em que medida o uso de um ambiente de Geometria Dinâmica associado ao uso de artefatos do tipo sistemas articulados pode contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos nesse tema. O trabalho compreende um estudo bibliográfico sobre o tema, abordando as transformações geométricas como objetos matemáticos e objetos de ensino, culminando com a elaboração de uma proposta didática para a abordagem desse assunto na Educação Básica, com o uso dos recursos mencionados.
Título em inglês
Plane geometric transformations: an experimental and dynamic study
Palavras-chave em inglês
Dynamic geometry
Geometric transformation
Mathematical machines
Teaching activities
Resumo em inglês
This study aims to provide support for a proposed teaching-learning content related to Plane Geometric Transformations with the use of Dynamic Geometry software, associated with Mathematical Machines, aiming target audience students of the final years of elementary school. Starting from issues involving both teaching and learning, or more specifically, the appropriation of the concept of geometric transformation by the students, we try to investigate to what extent the use of a Dynamic Geometry environment associated with the use of type linkages artifacts can contribute to the intellectual development of students in this subject. The work includes a literature study on the subject, addressing the geometric transformations as mathematical objects and learning objects, culminating in the development of a didactic proposal to address this matter in basic education, using the resources mentioned.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-10-04