• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2024.tde-03042024-075705
Documento
Autor
Nome completo
Marcela Visnadi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Valle, Júlio César Augusto do (Presidente)
Conrado, Andreia Lunkes
Silva, Michela Tuchapesk da
Título em português
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
Palavras-chave em português
Atividades pedagógicas
Conversas
Etnomatemática
Resumo em português
Esta dissertação surge do desejo de compartilhar descobertas e explorar as potencialidades da Etnomatemática como recurso pedagógico. O objetivo principal é criar um material de suporte para professores, visando explorar as diversas aplicações das Etnomatemáticas em sala de aula. Ao longo desta dissertação, contextualizamos a Etnomatemática à luz de diversos teóricos, tais como Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik e Bill Barton. Trazemos possibilidades para a Etnomatemática em sala de aula, analisando aspectos nos quais ela pode ser relevante para além do ensino dos conteúdos, tais como transdisciplinaridade e o respeito à diversidade cultural. Por fim, propomos uma reflexão sobre a continuidade dos estudos e maneiras de contribuir para a produção de conhecimento nessa área dinâmica.
Título em inglês
An invitation to the possibilities of Ethnomathematics in the classroom
Palavras-chave em inglês
Conversations
Ethnomathematics
Pedagogical activities
Resumo em inglês
This dissertation arises from the desire to share discoveries and explore the potential of Ethnomathematics as a pedagogical resource. The main objective is to create support material for teachers, aiming to explore the various applications of Ethnomathematics in the classroom. Throughout this dissertation, we contextualize Ethnomathematics in the light of various theorists, such as Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik, and Bill Barton. We bring possibilities for Ethnomathematics in the classroom, analyzing aspects in which it can be relevant beyond the teaching of content, such as transdisciplinarity and respect for cultural diversity. Finally, we propose a reflection on the continuity of studies and ways to contribute to the production of knowledge in this dynamic area
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MVisnadi.pdf (8.71 Mbytes)
Data de Publicação
2024-04-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.