Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2024.tde-02052024-073151
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Cesar Pinheiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Valle, Júlio César Augusto do (Presidente)
Pompeu, Carla Cristina
Silva, Márcio Antonio da
Título en portugués
Relações de gênero nas avaliações externas da rede municipal de educação de São Paulo: os enunciados de matemática e a atuação docente em foco
Palabras clave en portugués
Avaliação externa
Gênero
Matemática
Rede Municipal Paulistana de Ensino
Resumen en portugués
Este trabalho procura analisar se as relações de desigualdade de gênero são reforçadas em enunciados de avaliações externas de matemática da Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Partindo de uma abordagem qualitativa de pesquisa e com o problema delimitado foi organizado duas sessões de grupos focais que juntamente com os docentes participantes foram analisadas criticamente os enunciados de avaliações externas do Documento Orientador Para Sondagem de Matemática e do Instrumento de Acompanhamento Docente - IAD que apresentavam certos estereótipos sobre a função da menina/mulher e menino/homem na sociedade. Após a realização e transcrição das sessões dos dois grupos focais foi criado grupos e subgrupos de convergências alinhados com o embasamento teórico deste trabalho para organizar as falas dos (as) professores (as) participantes do projeto.
Título en inglés
Gender relations in the external assessments municipal education system in São Paulo: the statements of mathematics and teaching in focus
Palabras clave en inglés
External assessment
Gender
Mathematics
São Paulo Municipal Education Network
Resumen en inglés
This study aims to examine whether gender inequality relations are reinforced in statements from external mathematics assessments of the Municipal Education Network of São Paulo City. Adopting a qualitative research approach and with a clearly defined problem, two focal group sessions were organized. In collaboration with the participating educators, the statements from external assessments found in the Guiding Document for Mathematics Inquiry and the Teacher Monitoring Instrument - TMI, which displayed certain stereotypes about the role of girls/women and boys/men in society, were critically analyzed. Following the completion and transcription of the focal group sessions, convergence groups and subgroups were established in line with the theoretical foundation of this work to organize the contributions of the teacher participants involved in the project.
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Fecha de Publicación
2024-06-11