• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Renan Sanchez Viestel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Martha Salerni (Presidente)
Druck, Iole de Freitas
Silva, Angélica da Fontoura Garcia
Título em português
Atividades lúdicas e atividades algébricas: uma introdução ao uso de letras nas aulas de matemática
Palavras-chave em português
Equações
Incógnita
Linguagem algébrica
Sequência didática
Resumo em português
Esta dissertação tem a intenção de apresentar uma sequência didática que foi aplicada para um grupo de alunos do Ensino Fundamental II com o objetivo de potencializar sua compreensão sobre a praticidade e conveniência da linguagem algébrica. A sequência didática é composta por atividades lúdicas e atividades algébricas que buscaram estimular que os alunos produzam notações e símbolos de forma autônoma, que fizesse sentido para eles, bem como instigar sua curiosidade, em um ambiente um ambiente que estimule a pensar e resolver problemas, onde a relação professor - aluno tenha como base a confiança e o respeito mútuo. O desenvolvimento da pesquisa foi feito por meio de um estudo de caso. As atividades foram aplicadas para uma turma de 6o ano com a intenção de produzir significado para o conceito de incógnita. A análise da efetividade da sequência didática levou em consideração os aspectos particulares dos alunos e da escola, o campo semântico no qual os alunos trabalharam e os tipos de equação do primeiro grau com uma incógnita que os alunos conseguiram resolver. A pesquisa nos permitiu concluir que o trabalho inicial de motivação e entendimento da linguagem algébrica facilita a aceitação, pelos alunos, do uso da letra no lugar de um número desconhecido, tornando-se um facilitador para o aprendizado de equações do primeiro grau.
Título em inglês
Understanding the algebraic language and its contributions to solving first degree equations with an unknown
Palavras-chave em inglês
Algebraic language
Didactic sequence
Equations
Unknown variable
Resumo em inglês
This dissertation intends to present a didactic sequence that was applied to a group of students from Ensino Fundamental II (6th to 9th grades) in order to enhance their understanding of practicality and convenience of the algebraic language. The didactic sequence consists of recreational activities and algebraic activities, which seeks to stimulate the students to produce notations and symbols autonomously, in a way that makes sense for them, instigating their curiosity, in an environment that encourages to think and solve problems, where the teacher-student relation is based after trustfulness and mutual respect. The development of this research was made through a case study. The activities were applied to a 6th grade class, in order to produce meaning to the concept of the unknown variable. The analysis of the effectiveness of the didactic sequence took into account the particular aspects of the students and the school, the semantic field in which they have worked and kinds of equations with one unknown variable they managed to solve. The research allowed us to conclude that the initial work of motivating and understanding of the algebraic language facilitates the acceptance of the use of a letter instead of an unknown number, becoming a facilitator for learning first degree equations.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-10-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.