• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2020.tde-01092020-145615
Document
Auteur
Nom complet
Youssef Ahmed Abbas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Brolezzi, Antonio Carlos (Président)
Almouloud, Saddo Ag
Lima, Wanessa Aparecida Trevizan de
Titre en portugais
Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
Mots-clés en portugais
Álgebra
Ensino de matemática
Padrões
Representações
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é estudar e desenvolver atividades de introdução à álgebra que promovam aos alunos vivenciar essa área da matemática de modo a construir um significado. Verificamos de que forma esse tema aparece nos documentos oficiais, bem como teorias que nos ajudaram a desenvolver novas práticas de vivência e ensino. Buscamos conhecer um pouco da história do ensino de matemática no Brasil e da própria álgebra. Isso através do movimento pendular entre álgebra e geometria e da álgebra de Al-Khwarizmi, respectivamente. Através da busca da compreensão do que é a semiótica, observamos que a álgebra é uma das áreas em que os objetos não são diretamente acessíveis ao ser humano e portanto é necessário representa-los para que possamos nos aproximas deles. Em especial, a teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval, nos forneceu elementos importantes para compreender o que devemos fazer para que o aluno apreenda um conteúdo matemático. E por fim, a compreensão da ideia de matemática como a ciência dos padrões, e a possibilidade de além de identificar uma sequência de padrões, também representá-la de diferentes formas, nos deu elementos para elaborar uma atividade para o 7° Ano onde registramos e vimos que em contato com diferentes objetos e representações, os alunos estiveram mais dispostos, participativos e puderam registrar o seu entendimento do conteúdo de introdução à álgebra.
Titre en anglais
Al-jabr: activities to experience the introduction to algebra
Mots-clés en anglais
Algebra
Mathematics teaching
Patterns
Representations
Resumé en anglais
The objective of this work is to study and develop introduction activities to algebra that promote students to experience this area of mathematics in order to build meaning. We verified how this theme appears in the official documents, as well as theories that helped us develop new living and teaching practices. We seek to know about the history of mathematics teaching in Brazil and algebra itself. This is through the pendulum movement between algebra and geometry and Al-Khwarizmi algebra, respectively. Through the search for understanding what semiotics is, we observe that algebra is one of the areas in which objects are not directly accessible to human beings and therefore, it is necessary to represent them so that we can approach them. In particular, Raymond Duval's theory of semiotic representation records provided us with important elements to understand what we must do so that the student grasps a mathematical content. And finally, the understanding of the idea of mathematics as the science of patterns and the possibility of not only identifying a sequence of patterns, but also representing it in different ways, gave us elements to elaborate an activity for the 7th year where we registered and saw that in contact with different objects and representations, students were more willing, participative and were able to register their understanding of the introduction to algebra content.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Youssef.pdf (4.75 Mbytes)
Date de Publication
2021-01-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.