• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.45.2009.tde-29052009-143125
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Ricardo Nardi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, João Eduardo (Presidente)
Digiampietri, Luciano Antonio
Navaux, Philippe Olivier Alexandre
Reverbel, Francisco Carlos da Rocha
Ruiz, Duncan Dubugras Alcoba
Título em português
Uma arquitetura de baixo acoplamento para execução de padrões de controle de fluxo em grades
Palavras-chave em português
control-flow
e-Science
grade
padrões
workflow
workflows científicos
Resumo em português
O uso de padrões de workflow para controle de fluxo em aplicações de e-Science resulta em maior produtividade por parte do cientista, permitindo que se concentre em sua área de especialização. Todavia, o uso de padrões de workflow para paralelização em grades permanece uma questão em aberto. Este texto apresenta uma arquitetura de baixo acoplamento e extensível, para permitir a execução de padrões com ou sem a presença de grade, de modo transparente ao cientista. Descreve também o Padrão Junção Combinada, que atende a diversos cenários de paralelização comumente encontrados em aplicações de e-Science. Com isso, espera-se auxiliar o trabalho do cientista, oferecendo maior flexibilidade na utilização de grades e na representação de cenários de paralelização.
Título em inglês
A loosely coupled architecture to run workflow control-flow patterns in grid
Palavras-chave em inglês
control-flow
e-Science
grid
pattern
scientific workflows
workflow
Resumo em inglês
The use of workflow control-flow patterns in e-Science applications results in productivity improvement, allowing the scientist to concentrate in his/her own research area. However, the use of workflow control-flow patterns for execution in grids remains an opened question. This work presents a loosely coupled and extensible architecture, allowing use of patterns with or without grids, transparently to the scientist. It also describes the Combined Join Pattern, compliant to parallelization scenarios, commonly found in e-Science applications. As a result, it is expected to help the scientist tasks, giving him or her greater flexibility in the grid usage and in representing parallelization scenarios.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TeseNardi.pdf (2.80 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-06
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • NARDI, A., et al. Um Padrão Canônico para Controle de Paralelização em Aplicações de e-Science. In Simposio Brasileiro de Banco de Dados, Campinas, 2008. Simposio Brasileiro de Banco de Dados. : SBC, 2008.
  • NARDI, A., e FERREIRA, J. E. Padrões para Controle de Fluxo e sua Execução em Grade. In E-Science Workshop, Fortaleza, 2007. E-Science Workshop - SBBD-SBES 2007.Porto Alegre : Sociedade Brasileira de Computação, 2007.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.