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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.45.2022.tde-28102022-150023
Document
Auteur
Nom complet
Thilo Koch
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Queiroz, Marcelo Gomes de (Président)
Faria, Regis Rossi Alves
Manzolli, Jonatas
Schiavoni, Flávio Luiz
Wanderley, Marcelo Mortensen
Titre en portugais
Processamento flexível de sinais de áudio em tempo real
Mots-clés en portugais
Afinação automática de aplicações de processamento de sinais de áudio
Custos computacionais flexíveis
Percepção de áudio
Processamento de sinais de áudio em tempo real
Trade-off
Resumé en portugais
Programas de processamento de áudio em tempo real são comuns há décadas, e correspondem a aplicações que possuem muitas formas e rodam em plataformas computacionais diversas. Todavia, todas as plataformas têm em comum o fato de possuírem um limite de capacidade computacional, o que se torna crítico especialmente em situação de sobrecarga, acarretando resultados indesejáveis como interrupções intermitentes, artefatos sonoros ou mesmo a parada completa da execução do sistema. Este trabalho apresenta uma metodologia que permite a realização de um trade-off flexível entre os custos computacionais do processamento e a qualidade percebida do resultado desse pro- cessamento. Assim, certas situações de sobrecarga podem ser evitadas sacrificando-se parcialmente a qualidade. Essa flexibilização, permite a adaptação dos custos do sistema de forma dinâmica, em tempo de execução, controlando a qualidade do resultado para evitar tais situações de sobrecarga. Oferece, portanto, uma abordagem para analisar e parametrizar os elementos do processamento de áudio de forma coordenada e atrelada tanto aos custos computacionais quanto às medidas de qualidade correspondentes. Com otimizações, esse método pode ser usado também para adaptar estaticamente algoritmos e parâmetros a outras plataformas de hardware com recursos computa- cionais diferentes.
Titre en anglais
Flexible audio signal processing in real-time
Mots-clés en anglais
Audio application autotuning
Audio perception
Flexible computing costs
Real-time audio signal processing
Trade-off
Resumé en anglais
Real time audio processing applications common for decades and running on a wide range of hardware in many diferent forms. However, all these platforms have in common that have a limited computational ressources which turns critical in overload situations. This results in unwanted sound events: strong distortions, clicks and interruptions. This work presents a methodolgy which allows for the realization of a trade-off between com- puting costs and the perceived quality of the resulting audio. With this approach the computational costs of the elements of the audio processing chain can be analyzed and parameterized to control them dynamically thus avoiding overload situations of the system sacrificing quality partially. This flexibilization is realized by means of a trade-off between computational costs and the perceived quality of the audio output supposing the existence of perceptual space of representation in which the signal can be modified without much loss of quality.
 
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Date de Publication
2022-11-11
 
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