• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.45.2020.tde-05082020-003733
Documento
Autor
Nome completo
Pablo César Calcina Ccori
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Silva, Flavio Soares Correa da (Presidente)
Alcazár, José de Jesus Pérez
Batista, Daniel Macedo
Lopes, Roseli de Deus
Rabaey, Jan
Título em inglês
A framework for device interaction in a network of things
Palavras-chave em inglês
Device interaction
Internet of things
Swarm
Resumo em inglês
As devices in the IoT are increasing in number and capabilities, there is an opportunity of creating networks of smart devices that go beyond the current cloud-centric model of data-gathering and actuation. The Swarm project provides a middleware to create a bio-inspired distributed and organic network of heterogeneous devices. Under the context of the Swarm project, in this thesis, we aim to create a framework for the interaction of devices, consisting of registration in the network, discovery, composition, and mediation of services. Using semantics as a driving technique, we aim to create a communication framework that facilitates the development of IoT applications in the Swarm, as a first step towards constructing a smart self-organizing network for the future IoT. The proposed framework aims to overcome the problems of interoperability and composition by adapting lightweight open standards with a service-oriented architecture and novel composition and mediation mechanisms. To illustrate the use of our framework, we implemented a use case based on the recruiting of services for a surveillance system. The significant contributions of this thesis can be summarized as: an architecture and implementation for device interaction in the IoT, a lightweight model for semantic service description and semantic querying, a ranking algorithm for service selection in an economy-based IoT network, an ontology for IoT services, and a declarative composition and mediation. To evaluate our work, we used two methods. First, we performed a quantitative comparison between an implementation with and without the use of our framework, then, we conduct a qualitative comparison of features offered by our framework with other similar works.
Título em português
Um arcabouço para interação de dispositivos em uma rede de coisas
Palavras-chave em português
Interação de dispositivos
Internet das coisas
Swarm
Resumo em português
À medida que os dispositivos na Internet das Coisas estão crescendo em número e em capacidades, surge a oportunidade de criar redes de dispositivos inteligentes que vão além do modelo atual de coleta de dados e atuação, centrado na nuvem. O projeto Swarm provê um middleware para a criação de redes bioinspiradas de dispositivos heterogêneos. No contexto do projeto Swarm, nesta tese temos como objetivo criar um arcabouço para a interação de dispositivos, que consiste no registro na rede, descoberta, composição e mediação de serviços. Usando semântica como técnica direcionadora, temos como objetivos a criação de um arcabouço de comunicação que facilita o desenvolvimento de aplicações para IoT no Swarm, como um primeiro passo para a construção de uma rede auto-organizável para a IoT do futuro. O arcabouço proposto tem como objetivo atacar os problemas de interoperabilidade e composição, adotando padrões leves com uma arquitetura orientada a serviços e mecanismos novos de composição e mediação. A fim de ilustrar o uso do nosso arcabouço, implementamos um caso de uso baseado no recrutamento de serviços para um sistema de vigilância. As principais contribuições desta tese podem ser resumidas em: uma arquitetura e implementação para interação de dispositivos na IoT, um modelo leve para a descrição semântica de serviços e consultas, um algoritmo de ranqueamento para seleção de serviços em uma rede IoT baseada em princípios econômicos, uma ontologia para serviços para IoT, e um modelo declarativo para a composição e mediação de serviços. A fim de avaliar o nosso trabalho, utilizamos dois métodos para avaliar o arcabouço. Primeiro fazemos uma comparação quantitativa entre a implementação do caso de uso com e sem o uso do arcabouço. Também, fazemos uma comparação qualitativa das características oferecidas por nosso arcabouço com outros trabalhos similares.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-11-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.