Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2016.tde-24052016-140530
Documento
Autor
Nome completo
Isabela Bertolini Coelho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Barroso, Lucia Pereira (Presidente)
Sandoval, Monica Carneiro
Silva, Denise Britz do Nascimento
Título em português
Comparação de métodos de estimação em pequenas áreas para proporções: o caso da TIC Educação
Palavras-chave em português
Educação
Estimação em pequenas áreas
Tecnologia da informação e comunicação
TIC Educação
Resumo em português
A sociedade atual é também conhecida como Sociedade da Informação, pois o acesso à s informações e ao conhecimento está disponÃvel de maneira rápida através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como computador, Internet e telefone celular. Assim, tem sido necessário elaborar novas maneiras de pensar e conviver com essas tecnologias. Para o desenvolvimento socioeconômico das nações é importante formar uma sociedade crÃtica, reflexo do processo educacional adotado; dessa maneira, é preciso se apropriar das TIC para obter práticas de ensino mais criativas e flexÃveis. Para que essa integração gere resultados satisfatórios é preciso a união de diversos fatores como a infraestrutura disponÃvel na escola, o domÃnio dos professores sobre a utilização nas atividades de ensino-aprendizagem, a integração no projeto polÃtico-pedagógico, a implementação de polÃticas públicas na área educacional pelo governo etc. Dessa forma, o levantamento de dados estatÃsticos sobre a adoção das TIC nos processos educacionais se faz necessário. Pesquisas amostrais são muito utilizadas com o intuito de conhecer determinada caracterÃstica sobre uma população. O tamanho das amostras costuma ser planejado para a obtenção de dados para grandes áreas, no entanto, vem crescendo o desejo de se obter informações em nÃveis mais desagregados, onde o tamanho da amostra é pequeno para a produção de estimativas com precisão aceitável, sem aumentar o tamanho amostral. Em vista disso, a metodologia de estimação em pequenas áreas tem sido desenvolvida de forma a produzir estimativas com precisão adequada para as caracterÃsticas de interesse, considerando a distribuição de probabilidade trazida no desenho amostral ou a utilização de modelos que emprestam informações para áreas semelhantes. O objetivo desta dissertação é a obtenção dessas estimativas para a proporção de escolas em que os professores usam a Internet em atividades de ensino-aprendizagem com os alunos para cada Unidade Federativa do Brasil, utilizando dados reais provenientes da pesquisa TIC Educação, produzida pelo CGI.br, e do Censo Escolar, produzido pelo INEP. Obtemos as estimativas por diferentes abordagens, tanto direto da amostra quanto através da construção de modelos de regressão logÃstica, e as comparamos através da estimativa do erro quadrático médio e da proporção de acertos, através da matriz de confusão por validação leave-one-out. Para a consolidação dos resultados obtidos nos dados reais, fazemos um estudo de simulação de dados. O modelo de efeitos aleatórios é considerado como o que apresentou os melhores resultados.
Título em inglês
A comparison of methods in small areas estimation for proportions: the ICT Education case
Palavras-chave em inglês
Education
ICT education
Information and communication technology
Small area estimation
Resumo em inglês
The current society is also known as the Information Society because access to information and knowledge is available through Information and Communication Technologies (ICT) such as computer, Internet and mobile phone. Thus, new ways of thinking and living with these technologies have become necessary. For the socio-economic development of nations it is important to create a critical society, reection of adopted educational process; In that way, appropriating ICT should be necessary to obtain more creative and exible teaching practices. To obtain satisfactory performance it needs the union of several factors such as the infrastructure available in schools, the teacher's knowledge about how to adopt ICT on practical activities, the ICT integration on the political pedagogical project, the implementation of public policies on the educational sector etc. In this manner, collect statistical data about ICT adoption on teaching practices is necessary. Sample surveys are widely used in order to understand certain characteristics of a population. The sample sizes is often designed to obtain results for large areas, nevertheless, the desire to obtain these results for more disaggregated areas, where the sample size is small to produce reliable estimates, are increasing without increasing the sample size. Small area estimation methodology has been developed to produce reliable estimates about some desired characteristics considering the probability distribution introduced on the sample design or considering models to lend information to resembling domains. Our purpose is to obtain estimates to the proportion of schools wherein teachers use the Internet to teaching-learning activities with their students for each Federative Unit of Brazil using real data from ICT in Education Survey, conducted by CGI.br, and Scholar Census, conducted by INEP. We obtain these estimates from dierent aproaches both by direct estimator and by logistic regression models and we compare them under the mean squared error and the proportion of success using confusion matrix by leave-one-out cross-validation. To consolidate these results we do a simulation study. The logistic random eects model is considered the best approach.
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Data de Publicação
2016-09-09